A cena é quase de ficção científica. Um carro automatizado, praticamente sem a intervenção do motorista, percorreu os Estados Unidos de costa a costa. O sistema automático ficou no comando em 99% dos 5,5 mil quilômetros percorridos entre a ponte Golden Gate, em San Francisco, e Nova York.

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Foi a primeira viagem de um veículo sem um condutor ao volante. Como é proibido um carro circular sem motorista, uma pessoa permaneceu sentada no banco durante a viagem, pronto para assumir o controle caso necessário para evitar algum acidente.

O experimento serviu para engenheiros da empresa britânica Delphi pesquisar e coletar informações com a finalidade de aprimorar a tecnologia de segurança ativa e acelerar o desenvolvimento de um veículo automatizado. A equipe coletou quase três terabytes de dados – como comparação, representa 30% de todos os livros disponíveis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

O veículo passou por 15 Estados americanos, além do Distrito de Columbia, onde fica a capital do país, Washington. Ao longo da viagem de nove dias, o automóvel enfrentou situações de condução complexas, como o trânsito infernal de Los Angeles, rotatórias, trechos em construção, pontes, túneis, além de motoristas agressivos e uma variedade de condições climáticas. Na parte sul dos Estados Unidos, o calor estava intenso nas áreas desérticas.

Entre os equipamentos inéditos instalados no Audi SQ5 estavam sistema para evitar colisão, radar, câmeras, alertas de aproximação e aviso de saída da faixa. Na parte de software, havia programas para o carro tomar decisões semelhantes às humanas, como sair e entrar tráfego da estrada e circular por ruas de cidades.

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A Delphi informou que não fará um carro automatizado, mas pretende vender essa tecnologia para montadoras. Há projetos de veículos sem motoristas em desenvolvimento pelo Google e pela fabricante de carros elétricos Tesla.

O presidente da Nissan, Carlos Ghosn, citado pelo site Digital Trends, disse que espera ver algum nível de tecnologia autônoma em um carro da marca antes do fim de 2016. Veículos capazes de circular em cidades por conta própria devem começar a aparecer em 2020, projeta o executivo.

*Zero Hora