O Ford Escort, carro famoso no Brasil e que começou a ser vendido em 1983 em território nacional, era objeto de desejo de muitos jovens naquela época. E a vontade de ter um exemplar aumentou quando Ayrton Senna se tornou garoto-propaganda do veículo. Agora, a Ford decidiu recriar a primeira geração do icônico RS, com uma pegada mais moderna, e uma das unidades chega ao valor de 373 mil dólares, ou R$ 2,2 milhões em conversão direta. As informações são do AutoEsporte.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com a Boreham Motorworks, empresa que está responsável pelo projeto e que recebeu aprovação da Ford), serão fabricadas somente 150 exemplares no mundo inteiro, o que torna o novo Escort um modelo super exclusivo.

Fotos do novo Escort RS

Continua depois da publicidade

Novo Escort RS é construído do zero

O Ford Escort remasterizado foi construído do zero, mas tomou projetos originais como base. Uma das curiosidade é que o Escort RS não nasceu na década de 1980, quando chegou ao Brasil. O carro já estava em sua terceira geração e, por isso, o esportivo feito pela Boreham Motorworks se inspira no MK1, feito no início da década de 1970, e não na versão mais famosa.

O Escort RS traz uma carroceria de aço mais leve que a do modelo original, oferecendo maior rigidez torcional. O modelo possui uma quantidade considerável de fibra de carbono em itens como capô, tampa do porta-malas e em alguns detalhes internos, pesando “apenas” 800 quilos.

Para o visual, a empresa seguiu padrão do Ford Escort original, mas trouxe linhas mais modernas para a carroceria. Os faróis de LED têm formato quadrado e as rodas são de 15 polegadas com o clássico design de quatro raios.

São duas opões de pintura, mas a que mais chama atenção é a cor azul com listras brancas no capô, para-choques e na traseira. As lanternas seguem bem o design do clássico esportivo e são separadas. Seu rádio é aplicado no painel, além do câmbio manual com disposição dos engates dog-leg, que evidenciam que a Boreham resolveu manter a identidade do Ford Escort RS MK1. 

Continua depois da publicidade

Dois modelos de motores

O Escort RS terá duas opções de conjunto mecânico, seu primeiro é uma versão atualizada do Twin-Cam original do Escort RS. Passou por mudanças significativas e recebeu, por exemplo, um novo sistema de injeção de combustível.

Agora, rende 182 cavalos de potência acoplado a uma transmissão manual de quatro velocidades. Já para quem busca mais emoção, há uma opção desenvolvida recentemente do motor 2.1, quatro-cilindros, naturalmente aspirado que entrega 296 cavalos.

A empresa divulgou que o Ford Escort RS vem com uma garantia de dois anos ou 32 mil quilômetros, garantindo uma certa segurança para quem se interessar por essa recriação inusitada de um clássico que é um verdadeiro carro de corrida.

Leia mais

Valhalla é a melhor máquina já feita pela Aston Martin da Fórmula 1

Ford lança edição limitada colecionável do Mustang manual: veja fotos