Com a 11ª conquista em 14 participações na mais famosa prova de longa duração do mundo, a Audi mais uma vez faz história: pela primeira vez, um carro com tecnologia híbrida (combinação de motor a combustão com elétrico) ganha as 24 Horas de Le Mans, que terminaram às 15h (horário da França) de domingo.

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A bordo do R18 e-tron quattro, o trio André Lotterer/Marcel Fassler/Bernoit Treluyer) completou 378 voltas, uma a mais do que os companheiros de equipe Allan McNish e Rinaldo Capello e Tom Kristensen, com o mesmo modelo.

O tempo instável na largada, no sábado, anunciando chuva, prometia uma disputa acirrada entre os alemães da Audi e os japoneses da Toyota, que também competiu com protótipo híbrido neste ano. O dia melhorou no final da tarde, e os Audi mostravam leve vantagem sobre os rivais.

Mas quando parecia que a prova seria uma das mais emocionantes, o Toyota do britânico Antony Davidson se envolveu em um fantástico acidente com uma Ferrari, capotando várias vezes no ar. Outro carro da equipe japonesa ainda tentou ameaçar o domínio alemão, no entanto, antes da madrugada chegar, ficou fora da corrida. A partir daí, a multicampeã em Le Mans tratou apenas de administrar sua vantagem. A Audi chegou a ter quatro carros disputando a liderança, entretanto, o número 4 foi perdendo rendimento.

Com a vitória em Le Mans, os modelos híbridos mostraram que também nas pistas estão entre as soluções do futuro. Os Audi vencedores têm motor elétrico na tração dianteira, com um sistema recuperadror de energia e turbo diesel na traseira, que geram mais de 500 cavalos de potência.

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Uma das atracões da edição deste ano das 24 Horas foi o pequeno Delta Wing Nissan, com modelo elétrico, que recebeu muito apoio do público presente ao circuito francês, estimado em 300 mil expectadores, enquanto esteve na competição.

Foi revelada também no evento uma etapa – extracampeonato da Le Mans Series – para o dia 15 de setembro deste ano em Interlagos, São Paulo. A prova está sendo organizada pelo bicampeão Emerson Fittipaldi, que abriu as portas da Fórmula-1 e da Indy para os pilotos brasileiros.

Resultados

LMP1

1º. Audi Sport Team Joest 1 _ Audi R18 e-tron quattro (André Lotterer/Marcel Fassler/Bernoit Treluyer), 378 voltas

2º. Audi Sport Team Joest 2 _ Audi R18 e-tron quattro (Allan McNish/Rinaldo Capello/Tom Kristensen), a 1 volta

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3º. Audi Sport North America 4 _ Audi R18 Ultra (Olivier Jarvis/Marco Bonanomi/Mike Rockenfeller), a 3 voltas

LMP2

1º. Starworks Motorsports 44 _ HPD ARX 03b-Honda (Vicente Potolicchio/Ryan Dalziel/Thomas Kimber-Smith), 354 voltas

2º. Thiriet by TDS Racing 46 _ Oreca 03-Nissan (Pierre Thiriet/Mathias Beche/Christophe Tinseau), a 1 volta

3º. Pecom Racing 49 _ Oreca 03-Nissan (Luis Perez-Companc/Pierre Kaffer/Soheil Ayari), a 2 voltas

LM GTE Pro

1º. AF Corse 51 _ Ferrari 458 Italia (Giancarlo Fisichella/Gianmaria Bruni/Toni Vilander), 336 voltas

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2º. Luxury Racing 59 _ Ferrari 458 Italia (Frédéric Makowiecki/Jaime Melo/Dominik Farnbacher), a 3 voltas

3º. Aston Martin Racing 97 _ Aston Martin Vantage V8 (Stefan Mucke/Darren Turner/Adrian Fernandez), a 4 voltas

LM GTE Am

1º. Larbre Competition 50 _ Chevrolet Corvette C6-ZR1 (Patrick Bornhauser/Julien Canal/Pedro Lamy), 329 voltas

2º. IMSA Performance Marmut 67 _ Porsche 911 RSR (997) (Anthony Pons/Raymond Narac/Nicolas Armindo), a 1 volta

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3º. Krohn Racing 57 _ Ferrari 458 Italia (Tracy Krohn/Niclas Jonsson/Michele Rugolo), a 6 voltas