Um carro com quatro idosos afundou em uma área alagada na noite desta quinta-feira (16) em Taió, no Alto Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil da cidade, duas idosas morreram. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar por volta das 20h30min e os trabalhos de resgate duraram cerca de duas horas. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Um morador chamou os bombeiros ao ver o veículo entrar no ponto de inundação e desaparecer. Quando a equipe chegou ao local, na Rua Victor Konder, encontrou um senhor e uma senhora se segurando em galhos de uma árvore para não ser levados pela água. A idosa já apresentava sinais de hipotermia, de acordo com os socorristas.
A terceira idosa foi encontra inconsciente em parada cardiorrespiratória. Ela chegou a ser levada ao pronto-atendimento de Taió, mas morreu, conforme informações da Defesa Civil municipal. Quando a equipe encerrava o socorro à senhora, recebeu informação de que havia mais uma idosa presa no interior do carro. Um mergulhador e um guincho foram usados para fazer o resgate da pessoa, já sem vida.
Imagens mostram o trabalho dos bombeiros na noite desta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Taió sofre com chuvas
Taió se prepara para ainda mais chuva. A Defesa Civil do município decidiu aumentar as cotas de inundação e emergência na cidade, para 10,5 e 12 metros, respectivamente. O anúncio, feito pelo prefeito Horst Alexandre Purnhagen pela rede social, vem com um apelo para que a população se prepare.
— Se previnam, saiam de suas casas. Retirem as coisas, e saiam de suas casas — diz o prefeito.
A expectativa é as chuvas previstas para o Rio Grande do Sul se direcionem para Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil estadual, já choveu 122 milímetros na cidade em 24 horas, até as 18h30min. A previsão era que chovesse até 180 milímetros no Alto Vale até sábado (18).
Barragens fechadas
As comportas das barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale, foram fechadas na manhã desta quinta-feira (16). Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a medida é necessária considerando o volume de chuva previsto para os próximos dias, o que eleva o risco de inundação.
Continua depois da publicidade
Em Taió, foram fechadas as sete comportas e o canal extravasor. Às 10h35min, o nível de ocupação da barragem estava em 22,6%. Já em Ituporanga, das cinco comportas, foram fechadas quatro, além do canal extravasor. Na última medição, a ocupação estava em 20,3%.
“O fechamento das comportas se faz necessário com o objetivo de diminuir a vazão dos rios nesse período de fortes chuvas”, informou a Defesa Civil.