Você provavelmente já ouviu falar do arroz carreteiro. Trata-se de um prato tradicional da culinária brasileira, principalmente da região Sul, já que foi criado pelos carreteiros que transportavam mercadorias por toda a região do Rio Grande do Sul. Inicialmente, era feito apenas com arroz, carne seca e sal, mas, com o passar do tempo, foram surgindo diversas receitas que incluem uma grande variedade de ingredientes.
Continua depois da publicidade
Já o risoto é típico da culinária italiana. Veio para o Brasil com os primeiros imigrantes e, apesar de também ter o arroz como ingrediente base, seu preparo, textura e sabor são bem diferentes do carreteiro.
Leia também: Risoto de linguiça Blumenau: um esquenta para a Oktoberfest
A principal diferença entre os pratos está relacionada ao tipo do arroz. Para o carreteiro, normalmente é utilizado o arroz agulhinha, enquanto para o risoto o mais comum é o arbóreo. O preparo também muda: no risoto, a água deve ser acrescentada aos poucos para que ele solte bastante amido. No entanto, para o carreteiro, o arroz deve ser cozido normalmente.
Modernização do carreteiro
Apesar de ser um prato considerado rústico, sem necessidade de elaborar muito o preparo, muitas receitas são modernizadas e acrescentam detalhes que tornam o prato contemporâneo e cada vez mais saboroso.
O prato original era feito apenas com arroz, sal e carne seca mas, atualmente, existem receitas que incluem temperos e iguarias diferentes. Uma sugestão é pode preparar a receita tradicional e acrescentar linguiça calabresa ou bacon. Também é possível substituir a carne seca e utilizar carne fresca ao invés do charque ou, até mesmo, usar outras proteínas.
Continua depois da publicidade
O carreteiro com carne suína é muito comum no Mato Grosso do Sul e o grande segredo do preparo é fritar muito bem a carne. Outra dica é sempre pingar água para soltar a cor, depois desidratar a carne.
Receita de arroz carreteiro com carne de porco
Ingredientes:
– 300g de filé mignon suíno
– 100g de bacon
– meia cebola;
– 1 tomate pequeno
– 1 copo de arroz
– 2 copos de água
– 1 dente de alho amassado
– 30ml de óleo
– sal e pimenta do reino a gosto
– salsinha picada
Modo de preparo:
Em uma panela, frite o bacon até que fique bem dourado. Retire por completo o óleo que soltar na panela e acrescente a carne suína. A panela deve ficar sem óleo para que o fundo da carne fique bem dourado. Pingue água para que solte o dourado da panela, o que irá proporcionar cor e sabor à carne e ao arroz. Repita esse processo por quatro vezes. Acrescente óleo, cebola e tomate e frite até que se desmanchem. Coloque o arroz e refogue até que os grãos fiquem transparentes, para então cobrir com água e deixar toda a mistura cozinhar. Quando secar a água, tampe a panela por completo, abaixe o fogo e cozinhe por mais cinco minutos. Desligue o fogo, coloque o conteúdo da panela em um refratário e finalize o carreteiro com salsinha.
Conheça o Sabor Catarina e aprenda novas receitas que valorizam a proteína catarinense
Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content.