Uma carreta com 22 toneladas de carga teve problemas mecânicos e parou sobre a SC-401, na altura do bairro João Paulo, em Florianópolis, por volta das 18h15min desta quarta-feira (27). O caminhão foi removido apenas por volta das 22h40min, quando um guincho rebocou o veículo até o antigo posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), próximo ao pedágio desativado da rodovia.
Continua depois da publicidade
A remoção demorou porque foi necessário trazer um guincho de Palhoça, o qual teve que atravessar os mais de dez quilômetros de congestionamento, inclusive na Beira-Mar Norte, para chegar no local. Conforme a PMRv, um outro guincho, da Transol, tentou retirar o veículo por volta das 21h, mas não conseguiu por conta do tamanho do caminhão.
A carreta está carregada com 22 toneladas de produtos como mostarda e ketchup. O veículo tem placas do Chile, mas o motorista é brasileiro e mora no bairro Vargem Grande, em Florianópolis. Ele disse que o veículo teve problemas no arranque.
Incidente causou longas filas
O incidente com o caminhão deixou o trânsito da Capital, em geral já complicado nos horários de pico e por falta de alternativas, ainda mais caótico na noite desta quarta-feira. Como a carreta bloqueava uma das pistas da SC-401, no sentido Norte da Ilha, longas filas se formaram para quem tentava chegar a bairros como Canasvieiras e Ingleses.
Para quem vinha pela Avenida Beira-Mar Norte, a fila passava do elevado do CIC e começava próximo ao Koxixo's. Motoristas relataram que levaram cerca de duas horas para concluir o trajeto de cerca de cinco quilômetros.
Continua depois da publicidade
Além disso, a noite de quarta-feira também teve congestionamento na região da UFSC, com a fila começando na altura do Terminal da Trindade (Titri). Quem tentava acessar a SC-401 desviando pelo Itacorubi enfrentava uma situação menos complicada, mas havia lentidão a partir do Cepom.