O acidente com uma carreta carregada com produto perigoso na BR-101 em Paulo Lopes, no Sul de SC, neste sábado (25) gerou dano ambiental, contaminação do solo e da água do rio Cova Triste, além da morte de animais. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) está monitorando a situação e atua no local.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A carreta bitrem levava uma carga de clorito de sódio (solução a 25%) e tombou no Km 260 da BR-101, sentido Sul, em Paulo Lopes. O produto seria utilizado para desinfecção na indústria alimentícia, é corrosivo e apresenta riscos ambientais e à saúde devido à toxicidade de seus vapores e líquidos.

O veículo transportava 20 contêineres IBC de 1250 litros cada, sendo que cerca de 16 mil litros romperam, o que causou o derramamento do produto no local. Assim, houve contaminação do solo, da água do rio Cova Triste e impacto na vegetação.

De acordo com o IMA, foi identificado dano ambiental, incluindo a morte de peixes das espécies Astyanax sp. (lambari) e Hoplias sp. (traíra), além de outros impactos à fauna aquática.

Continua depois da publicidade

O acidente aconteceu no início da manhã deste sábado (25), e as equipes do IMA se deslocaram até o local de forma imediata para mapear os possíveis cursos d’água que poderiam ser afetados pelo derramamento.

Ainda, a orientação do IMA é não deixar animais ingerirem a água ou utilizá-la para fins de abastecimento até segunda ordem. O produto possui ecotoxicidade elevada, ou seja, traz muitos danos ao meio ambiente.

Carreta tombou na manhã deste sábado

O bloqueio no Km 261 começou por volta das 8h. No momento do acidente, uma nuvem de fumaça branca se formou por conta do contato da substância com o solo, o rio e a vegetação. Uma empresa especializada na contenção desse tipo de situação foi acionada para realizar o serviço.

O gás é tóxico e causa irritação ao ser humano, incluindo a queima das vias aéreas, segundo a PRF. O trecho da rodovia foi interditado, com recomendação de desvio pelo Km 253, para sair em Garopaba.

Continua depois da publicidade

Ainda, a pista no sentido Norte operou em mão dupla entre o Km 261 e o Km 259 até às 20h, momento em que o trecho do acidente foi liberado para fluxo de veículos e a operação foi desmobilizada. Ao longo do dia, as filas no trecho chegaram a 15 quilômetros.

A partir das 20h, a pista sentido Sul foi totalmente liberada após a retirada da carreta da via e a limpeza da carga perigosa. Após a liberação, não havia congestionamento no sentido Sul e no sentido Norte a fila era de 2 quilômetros.

A empresa informou ter sido acionada antes das 7h da manhã para o atendimento do tombamento de carga da carreta Bitrem. O episódio envolveu também os bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defesa Civil e o Instituto do Meio Ambiente (IMA). O caminhoneiro envolvido não se feriu.

Continua depois da publicidade

Leia também

Caminhão carregado com produto perigoso tomba, interdita a BR-101 e provoca longas filas em SC

Grave acidente entre veículos termina na morte de motociclista no Norte de SC