No ponto de partida de uma carreira, o estágio pode ser terminante para o sucesso. Foi assim para Augusto, Valdirene e Flávio, ex-estagiários que se tornaram chefes dentro da sua área de atuação.

Continua depois da publicidade

Somente na Grande Florianópolis, são 359 vagas oferecidas através do Centro de Integração Empresa-Escola _ 794 vagas em todo o Estado. Administração, ciências contábeis, pedagogia, direito e tecnologia da informação estão entre as áreas com maior número de oportunidades.

O cenário é promissor e ideal para quem quer incrementar os ensinamentos recebidos nas salas de aula para brigar pelos melhores empregos, como explica o superintendente do CIE-E, Aníbal Binoci.

– Muita gente se forma sem a prática profissional e na hora de ingressar, depois de formado, fica mais difícil de ingressar. A pessoa que faz estágio tem mais chances de permanecer na empresa ou buscar as melhores oportunidades – afirma ele, com experiência de mais de 40 anos na área.

Continua depois da publicidade

Banco de currículos

Além do CIE-E, o interessado pode pesquisar por oportunidades na própria instituição de ensino ou diretamente com as empresas, que oferecem banco de currículos para seleção. A bolsa varia de acordo com o setor e pode atingir até dois salários mínimos (R$ 1.356,00) em alguns casos.

A ajuda financeira é importante, mas o estágio significa mais pelos ensinamentos para tomadas de decisões. Conheça o exemplo de três superestagiários:

Visão Profissional

Crédito de foto: Betina Humeres/Agência RBS

Augusto Luiz de Oliveira, 33 anos, lembra do dia em que entrou para o estágio na C-Pack, empresa líder de mercado no setor de embalagens plásticas em tubo. Do dia 16 de setembro de 2002 até hoje, o engenheiro de controle e automação, formado na UFSC, tornou-se gerente industrial, responsável por planejamento, estoque e desenvolvimento de produtos, depois de passar por quatro cargos distintos.

Continua depois da publicidade

Importância – Quando entrei como estagiário, a empresa estava no início, com a chegada das primeiras máquinas e na seleção dos fornecedores. Ajudei a passar as instruções aos funcionários. Na época, foi me apresentado o projeto da empresa, onde ela chegaria no futuro. Portanto, desde o início tive uma visão profissional do estágio, de pertencer mesmo à empresa. Eu vi como uma oportunidade a longo prazo.

Dica – O estagiário tem que ser desafiado. É importante que eles sejam estimulados a participar do processo da empresa. Um exemplo aqui na C-Pack é o de acompanhar perdas de produção em determinado setor e propor através de um projeto uma forma de melhorar o rendimento e diminuir os prejuízos.

C-PACK – É líder na produção de embalagens de plástico, principalmente para cosméticos. Produz ao mês 14 milhões de tubos. São 450 funcionários, divididos em uma unidade comercial em São Paulo e a fábrica em São José, no Centro Empresarial Sertão do Maruim, SC-407 km4. No site www.c-pack.com.br é possível cadastrar o currículo.

Continua depois da publicidade

Objetivos claros

Valdirene Borges, 34 anos, é apaixonada pela Intelbras. Analista Sênior de Recursos Humanos, ela guarda boas lembranças dos tempos do estágio, lá em 2002. Então estudante de Administração da Unisul, ela pesquisou bem antes de escolher qual empresa iria ingressar para nunca mais sair.

Importância – Tiver sorte de ter ficado em uma turma que gostava de ensinar. Eu era tratada como colaboradora e não como estagiária e tinha os mesmos desafios de outros membros da equipe. Depois, fui aproveitando as oportunidades que a empresa oferecia. Quando eu entrei, por exemplo, nem existia este cargo que ocupo hoje. Quando surgiu eu estava preparada.

Dica – Primeiro: Salário não se pede, se conquista. O estagiário tem que se preocupar em aprender, aprender e aprender. Não ter medo de errar. Mostrar habilidade, mas com humildade. Ter iniciativa. Antes de escolher, vale uma pesquisa, conhecer a cultura da empresa e não deixar de lado seus objetivos.

Continua depois da publicidade

Intelbras – Indústria com cerca de 1.900 colaboradores em todo Brasil, possui cerca de 1.300 só em Santa Catarina. Por vários anos, a empresa de tecnologias da informação, segurança e telecomunicações figura entre as 50 melhores para se trabalhar, no ranking da Revista Exame (Editora Abril). Também disponibiliza o cadastro para currículos no site www.intelbras.com.br.

Assista ao depoimento de Valdirene Borges, analista sênior de RH da Intelbras:

A importância do estágio para uma carreira de sucesso

Muita Dedicação

Crédito de foto: Betina Humeres/Agência RBS

Flávio de Faveri, 30 anos, era apenas um estudante de eletrotécnica do IFSC quando ingressou na empresa Fazion, em 2009, reconhecida nacionalmente por desenvolver e executar projetos de Data Center. Lá ele se desenvolveu, trabalhou diretamente com a diretoria de engenharia, participou de projetos e teve contato com o trabalho de campo, indo nas próprias construções. Não deu outra. Mais de três anos depois e ele ocupa o cargo de Gestor de Projetos e Materiais.

Importância – Quando comecei no estágio, eu gostei pois complementava o que vinha aprendendo no curso. O modo como as pessoas são tratadas aqui me agradam. Aqui eu amadureci como pessoa, nos relacionamentos pessoais e fiquei mais organizado. Outra questão é que ter começado como estagiário facilitou a adaptação, comparando com quem veio de outras empresas.

Continua depois da publicidade

Dica – O estagiário deve buscar empresas dentro daquilo que gosta. Seus interesses devem te direcionar. Escolhida a empresa, basta se dedicar bastante e aproveitar as oportunidades que vão surgindo.

Fazion – Empresa com atuação na construção de Data Center, possui 100 colaboradores pelo Brasil. Infraestrutura em Tecnologia da Informação e automação móvel estão entre outras áreas onde a empresa atua. O contato com a empresa pode ser feito pelo comercial@fazion.com.br ou pelo telefone 3029-5600.

Para se cadastrar

Para o jovem fazer o cadastro no CIE-E, tem que estar cursando o ensino médio, técnico ou superior. A inscrição pode ser feita pelo site www.cieesc.org.br ou pessoalmente na unidade do CIE-E em Florianópolis, com RG, CPF e comprovante escolar. O CIE-E oferece cursos de capacitação para os cadastrados como o de convivência no trabalho, currículo, primeira entrevista, empreendedorismo, entre outros. Endereço: Antônio Dib Mussi, 473 centro (próximo ao Ceisa Center). Fone: 3216-1400.

Continua depois da publicidade

Na Grande Florianópolis são 359 vagas

Florianópolis _ 269

São José _ 79

Palhoça _ 8

Biguaçu _ 3

Os cursos com mais oportunidades

Administração _ 232

Ciências Contábeis _ 79

Pedagogia _ 48

Direito _ 42

Tecnologia da Informação _ 38