Um homem de 31 anos teve 50% do corpo queimado depois que um carregador de celular explodiu na madrugada desta terça-feira (7) em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o celular estava carregando ao lado da cama da vítima quando o carregador teria explodido. Com isso, o fogo se alastrou pelo colchão e atingiu a vítima.

Continua depois da publicidade

Uma perícia do Corpo de Bombeiros ainda vai detalhar as causas do acidente, mas situações envolvendo carregadores não são novidade em Santa Catarina — especialmente quando o equipamento é falsificado.

Um dos casos mais famosos ocorreu em julho de 2017, quando um carregador pirata começou um incêndio que destruiu um quarto de hotel em Penha, no litoral catarinense. Na época, o laudo dos bombeiros confirmou que o carregador do celular não tinha o selo da Anatel e possuía componentes simplórios, de qualidade inferior.

A investigação apurou que o hóspede saiu pela manhã e deixou o carregador ligado na tomada, com o fio apoiado sobre o colchão da cama. Teria iniciado ali o incêndio que danificou o quarto inteiro e, por pouco, não invadiu outras áreas do hotel.

Carregador falsificado
Diferenças entre o carregador falsificado que causou um incêndio em Penha em 2017 em relação a um acessório original (Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação)

No caso dessa semana em Xanxerê, a vítima era um cadeirante e, segundo os bombeiros, teve dificuldade de deixar o local onde ocorreu a explosão. Quando os bombeiros chegaram ao local, o homem estava deitado na sala, sem roupas, consciente, mas relatando fortes dores.

Continua depois da publicidade

Ele sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus nas pernas e na região da pelve. A vítima recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado ao Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê.

Segundo especialistas, além dos riscos para a segurança, carregadores piratas prejudicam a bateria e o aparelho. Isso porque esse tipo de acessório geralmente elimina vários itens de segurança para redução de custos, e isso pode não só prejudicar a bateria como também colocar em risco o uso por falta de isolação suficiente.

Confira as dicas do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes com carregadores

– Utilize carregadores de celular apenas originais, aprovados pela Anatel (com selo de aprovação);

– Remova o aparelho da tomada após carregar o celular, ainda que o carregador seja original;

– Mantenha crianças ou animais longe dos carregadores uma vez que estes funcionam como transformadores de energia. Qualquer falha nesse dispositivo pode acarretar em choques elétricos;

Continua depois da publicidade

– Em caso de incêndio em prédios não utilize elevadores comuns, busque a saída de emergência, utilizando as escadas e corredores indicados;

– Em caso de emergências ligue para o Corpo de Bombeiros Militar 193.