As redes de supermercados Carrefour e Pão de Açúcar devem iniciar uma batalha este ano para ganhar a preferência do consumidor e, consequentemente, turbinar o faturamento. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a rede francesa alcançou a primeira posição do ranking do setor do ano passado, com faturamento de R$ 19,3 bilhões.

Continua depois da publicidade

O total é um pouco acima do alcançado pela Companhia Brasileira de Distribuição, dona da marca Pão de Açúcar, que fechou 2007 com faturamento de R$ 18,8 bilhões, aparecendo na segunda colocação. Na terceira colocação do ranking está o Wal-Mart, com faturamento bruto de R$ 15 bilhões.

De acordo com a Abras, a expansão do Carrefour é justificada pela compra da rede Atacadão, realizada em abril do ano passado. O Pão de Açúcar, em novembro de 2007, adquiriu 60% do capital da rede atacadista Assai, expandindo seus negócios mas não o suficiente para alcançar os resultados da rede francesa.