Na manhã seguinte ao anúncio do plano de retomada gradual da economia em Santa Catarina, Blumenau registrou carreata e buzinaço no Centro da cidade na manhã desta sexta-feira (27).

Continua depois da publicidade

Semelhante ao que ocorreu em Balneário Camboriú na noite desta quinta-feira (26), motoristas que passavam no entorno do prédio da prefeitura faziam barulho em manifestação “pela volta ao trabalho” e “pelo direito de ir e vir”. O ato foi registrado mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus.

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Com bandeiras do Brasil, muitos motoristas gritavam palavras de ordem em defesa de Jair Bolsonaro — na terça-feira (24) o presidente fez um discurso em que novamente minimizou a Covid-19 e pediu para que a rotina do país volte à normalidade. A iniciativa, porém, contraria as indicações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas evitem aglomerações e fiquem em casa no chamado "isolamento social".

A mobilização pelo buzinaço de Blumenau ganhou força em grupos de WhatsApp, porém ocorreu antes de o governo do Estado divulgar medidas econômicas. Na noite desta quinta-feira, vale lembrar, o governador Moisés anunciou a volta de serviços em bancos e lotéricas na segunda-feira (30), e de comércios como shoppings centers, bares, academias e restaurantes na quarta-feira (1º/4). Mesmo assim, o evento foi mantido e chamou a atenção de quem passou pelo Centro.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Entre no grupo do Santa

Leia também

Mudança no discurso de Carlos Moisés é sinal de que estamos à deriva no combate ao coronavírus

Maioria dos pacientes contaminados por coronavírus em Santa Catarina tem entre 30 e 39 anos

Coronavírus: governador do RS diz que decisão sobre retomada em Santa Catarina é "prematura"