Terras indígenas no Morro dos Cavalos
Motivo de batalha judicial, a demarcação da terra indígena no Morro dos Cavalos está no radar da CPI da Funai e do Incra. Os deputados pretendem revisar todos os laudos antropológicos e etapas de demarcações pelo país. O caso catarinense é um dos principais alvos. Um dos autores do requerimento que criou a CPI foi Valdir Colatto (PMDB-SC).
Continua depois da publicidade
Tempos de guerra fria
Se Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ameaça criar a comissão especial do impeachment, o governo Dilma Rousseff tem sua arma: o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para afastar o presidente da Câmara. A PGR tem o pedido pronto, porém estuda o melhor momento para levá-lo ao Supremo Tribunal Federal (STF), pois busca isenção, tenta tirar viés político do ato. Só que a batalha é por sobrevivência política. O pedido é tratado na bancada do PT como a “bomba-atômica” dos partidários de Dilma. A “bomba” de Cunha é o poder de avançar no impeachment, pleito reforçado pelo parecer favorável de técnicos da Câmara. Ele sabe que a prerrogativa lhe garante apoio da oposição. Deputados preveem semanas, quiçá meses de ameaças veladas com Cunha e Dilma em suas cadeiras. Tempos de guerra fria em Brasília.
Demanda dos caminhoneiros
Continua depois da publicidade
Um dos movimentos que convocam nova greve dos caminhoneiros, o Comando Nacional do Transporte coloca entre suas reivindicações a redução do preço do diesel, o frete mínimo e… a renúncia de Dilma Rousseff. A turma da boleia reforçou grupos que pregam a saída da presidente, como MBL, Vem pra Rua e Revoltados Online.
Angela Albino toma posse na câmara
A deputada Angela Albino (PC do B-SC) tomou posse na Câmara com o desenvolvimento econômico como mantra. Os comunistas em Brasília comemoram o reforço na bancada, que perdeu dois deputados para Rede. Contam com Angela na defesa do mandato de Dilma Rousseff.
Técnicos de concessionária percorrem 470 e 282
Em novembro uma equipe de técnicos da EPL desembarca no Estado para percorrer o futuro trecho concedido das BRs 470 e 282. Os técnicos montam um banco de dados das estradas, usado na discussão do modelo de contrato e nas melhorias que serão exigidas para leiloar as rodovias.