O saldão da presidente Dilma não servirá para melhorar a imagem da presidente ou reverter a tendência de aprovação do impeachment no Senado. Tentar fazer em duas semanas o que não foi realizado em um ano e quatro meses é ilusão. A intenção da presidente, no entanto, é dar um sinal de que o governo ainda não está enterrado, além de alimentar o ânimo da militância e dos movimentos sociais. O governo conta com os movimentos para a resistência ao governo de Michel Temer e, nesta hora, atende a algumas das reivindicações de última hora. Também não há nenhuma intenção de facilitar a vida da equipe de Temer. Não existirá uma transição civilizada, com troca de informações, como observada nas trocas de governo. A presidente está limpando as gavetas e deixando de herança um orçamento quebrado.
Continua depois da publicidade
DIRETAS
A presidente Dilma está sendo convencida a enviar ao Congresso a proposta de emenda à Constituição (PEC) para a realização de eleições presidenciais. Seria no dia seguinte à aprovação da admissibilidade do impeachment no Senado, antes de deixar o Palácio do Planalto.
PRESENTÃO
A famosa pauta-bomba vai explodir no colo de Temer. Com todo o apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o plenário da Câmara aprovou urgência para a votação do aumento do Judiciário. O orçamento da União não suporta, mas o presidente do STF, Ricardo Lewandowski – em nome do setor –, agradece.
Continua depois da publicidade
PARÓQUIA
Pelo jeito, só o Estado do Piauí tem motivos para sentir falta de Marcelo Castro no comando do Ministério da Saúde. Nos sete meses à frente da pasta, ele promoveu um aumento de 39% nos repasses para média e alta complexidade nessa região, contemplando a própria base política. O Rio Grande do Sul teve um incremento de 0,64% e Santa Catarina, 2,86%. A média nacional ficou em 2,83% de aumento.
DESEMPREGO 2
Em resposta à nota “Desemprego”, o conselheiro Estilac Xavier (TCE) informa à coluna que o gabinete é composto por CCs, auditores efetivos e concursados e que cargos comissionados são demissíveis a qualquer tempo.