Senadores do PT já dizem pelos corredores que a partir desta quarta-feira voltam à oposição e começam a se dedicar de corpo e alma a 2018. Além de reconhecerem que a votação está perdida, não apostam um real na recuperação política da presidente Dilma Rousseff. As palavras de apoio e os gritos de ordem que a presidente encontra nos eventos com os movimentos sociais não têm reflexo dentro do Congresso. O governo do PT derreteu e já tem gente abandonando o barco.

Continua depois da publicidade

Apesar de oficialmente afirmarem que estão prontos para resistir, os parlamentares mais experientes não enxergam fato novo que possa contribuir para a recuperação política da presidente. Pelo contrário.

O desenrolar da Lava-Jato só ajuda a afundar cada vez mais o PT e, por consequência, a presidente da República. A confusão do deputado Waldir Maranhão (PP-MA), patrocinada pelo ministro José Eduardo Cardozo (AGU) e pelo governador Flávio Dino (PC do B-MA), aumentou o desgaste. Com aliados assim, a presidente não tem mesmo como ir muito longe. Ouça o comentário:

Mas como uma candidata popular, reeleita com 54 milhões de votos e com a máquina pública na mão, chega a uma crise sem volta? Tudo começa com erros profundos na condução da política econômica, passa pela falta de habilidade política e deságua no maior escândalo de corrupção dos últimos tempos. Dilma paga pela irresponsabilidade com as contas públicas, mas também pelas relações criminosas do PT com as empreiteiras e pela quebradeira na Petrobras.

A única esperança dos ministros que se reunirão em um bunker com a presidente é que o governo de Michel Temer seja um fracasso. Esse seria o fato novo que poderia ajudar Dilma nos próximos dias. Aliás, tirando o PT e o PC do B, a coalizão política permanece praticamente a mesma, até com a repetição de ministros – como Gilberto Kassab (PSD-SP). Temer, no entanto, ganha a chance da vida de entrar para a história, recuperando o mínimo que uma nação precisa ter, que é o clima de estabilidade. A partir desta quarta-feira, o país tenta recomeçar.

Continua depois da publicidade