A apresentação da defesa da presidente afastada, Dilma Rousseff, nesta quarta-feira na Comissão Especial do Impeachment, é mais do mesmo. Há quase dois meses, o ex-ministro da Justiça e advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, vem repetindo a tese da defesa, que tem como ponto central as pedaladas e a liberação de créditos suplementares. Cardozo já vinha negando que a presidente cometeu irregularidades, mesmo consciente de que o julgamento carrega um forte componente político. Além de provar que pedalada não é crime, precisaria convencer os senadores a não votarem pelo chamado conjunto da obra. Isso em meio a pior crise de credibilidade que o PT poderia enfrentar, com seus tesoureiros atrás das grades. Se a própria Dilma não tem condições de ir ao Senado para se defender, como poderá voltar a comandar o país? Se não tem condições de enfrentar os senadores e apresentar os seus argumentos, temendo desgaste, que relação poderá ter com o Congresso? Reconhecendo a importância política da presença, ela mesma escreveu nas redes sociais que avalia ir ao plenário do Senado mais adiante, somente no ato final.

Continua depois da publicidade

Acompanhe as últimas notícias sobre Política

Redatora

Ficou sob a responsabilidade da secretária doTesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, a redação do substitutivo do projeto da renegociação da dívida dos Estados com a União. Relator da proposta na Câmara, o deputado Esperidião Amin (PP-SC) fez um apelo a ela: que fossem retiradas as contrapartidas mais pesadas, como restrições ao aumento de salário e contratação de servidores.

Digital

Continua depois da publicidade

Até deputados aliados ao governo reconhecem que o Planalto trabalha para que Eduardo Cunha(PMDB-RJ) ganhe tempo no seu processo de cassação. O ritmo lento do plenário e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seria um indicativo.

Imposto

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não nega a análise do aumento da carga tributária. Mas qualquer decisão será tomada apenas depois do impeachment.

Fique por dentro das últimas notícias do Diário Catarinense