Um grupo de deputados pressiona para que a Câmara resolva o impasse Eduardo Cunha antes do recesso branco, previsto para começar em duas semanas. Ainda mais desgastado, o presidente afastado tenta jogar com o tempo. Se o relator do processo na Comissão de Constituição e Justiça, Ronaldo Fonseca (PROS-DF), cumprir o compromisso de entregar as conclusões amanhã, é certo que algum parlamentar vai pedir vista, empurrando a votação. Integrante da CCJ, Esperidião Amin (PP-SC) alerta que os deputados não terão condições políticas de voltar para as suas bases sem ter uma resposta sobre o afastamento definitivo de Cunha. Por isso, o mais urgente é garantir votos contra o recurso do peemedebista dentro da CCJ. Como está cada vez mais difícil defender Cunha publicamente, há deputados agindo nas sombras, buscando maneiras de adiar a cassação.

Continua depois da publicidade

– A essas alturas, quem votar a favor de Cunha é porque está devendo algo a ele — provoca a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que também integra a comissão.

Leia as colunas de Carolina Bahia

Alternativa

A candidatura alternativa de Esperidião Amin (PP-SC) ao mandato tampão para a presidência da Câmara encontra simpatia até entre os petistas. Respeitado no plenário, seria uma alternativa a Rogério Rosso (PSD-DF), nome preferido do Centrão e do Palácio do Planalto. Amin, no entanto, não conta com apoio fechado do seu próprio partido.

Continua depois da publicidade

Passo a passo

Provocado por um colega de plenário, que o chamou a presidente, Amin brincou:

– Primeiro garanta a vaga, depois falamos em candidatura!

Fundos

Uma das prioridades do governo Temer para a Câmara, antes da folga de julho, é a votação do projeto dos Fundos de Pensão. Essa proposta regulamenta a formação dos conselhos. Vice-líder do governo, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) aposta na votação nesta semana de um substitutivo à proposta do Senado.

Frango

O projeto da Rodovia do Frango será todo redesenhado pela equipe do governo Temer que cuida das concessões. Será retirada a obrigatoriedade, por exemplo, de duplicação da estrada em sete anos.

Fique por dentro das últimas notícias do Diário Catarinense