O Planalto teme não conseguir fechar a maioria dos indicados na Comissão Especial. A chapa alternativa, formada por nomes de oposição ao governo, tem chances de conseguir emplacar críticos furiosos do governo, como Darcísio Perondi (PMDB) e Jair Bolsonaro (PP-RJ).
Continua depois da publicidade
Erra quem menospreza a importância da Comissão Especial em razão da necessidade de votação no plenário da Câmara. Se o relatório for pela abertura do processo de impeachment, será praticamente impossível reverter a decisão. A votação é nominal. O deputado que faz jogo duplo – de oposição no seu Estado, mas governista para ganhar cargos em Brasília – será obrigado a descer do muro. Já a conclusão contra o impeachment, com argumentos técnicos e políticos, facilitaria a vida dos ministros da área política. A oposição ficaria com discurso enfraquecido.
O jogo hoje será duro, com governo tentando a qualquer custo emplacar o controle da comissão. O grande problema do PT neste momento é que os aliados não confiam no partido da estrela.
GENTILEZAS
Antes da conversa com a presidente Dilma, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, ainda tentou convencer Eliseu Padilha a permanecer na Secretaria da Aviação Civil. A presidente recebeu o ex-ministro como sempre, o chamando de Padilhão. Mas com tanto barulho, não tinha como voltar atrás. Depois de uma hora e meia de conversas no Palácio do Planalto, Padilha foi direto para a sede da Fundação Ulysses Guimarães e disparou telefonemas.
Continua depois da publicidade
DEFESA PRONTA
A Advocacia Geral da União (AGU) tem condições de concluir a defesa da presidente Dilma até a próxima sexta-feira. O ministro Luis Inácio Adamsconhece essa questão das pedaladas fiscais como poucos em Brasília, depois de todo o embate no Tribunal de Contas da União. Mas é a área política do governo que vai decidir quando a defesa será encaminhada à Comissão Especial.
CORDA TODA
José Sarney se aposentou, mas continua atuante nos bastidores. Ontem, enquanto pegavam fogo as negociações para a indicação do PMDB à formação da Comissão Especial, caciques do partido combinavam uma reunião na casa do ex-presidente da República.