O Ministério Público não se conforma com a decisão do relator da Lava-Jato no STF, ministro Teori Zavascki, de ter desmembrado as investigações e encaminhado o caso Eletrobrás para a Justiça Federal do Rio de Janeiro. A Procuradoria Geral da República (PGR) vai recorrer da decisão, argumentando que a conexão entre este caso e o da Petrobras é muito forte e que a divisão representa prejuízo para a conclusão de um grande organograma da corrupção no país. A exemplo do que ocorreu com as supostas irregularidades no Ministério do Planejamento, o ministro Teori não estaria convencido das ligações entre os desvios na Eletronuclear – ligada à Eletrobrás – e a petroleira. Com a decisão, o caso saiu das mãos do juiz do Paraná Sérgio Moro. A PGR defende que Moro volte a cuidar também desse processo.
Continua depois da publicidade
Anúncios que resistem no papel
Paulistas estão interessados em administrar o aeroporto Hercílio Luz
Vá de táxi
Continua depois da publicidade
A PGR também vai recorrer da decisão do STF que devolveu os carros apreendidos pela Polícia Federal para a garagem do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). A tese dos procuradores é que o senador não pode ficar como fiel depositário e que deve ser feita a venda antecipada dos veículos. Collor postou nas redes sociais vídeo, mostrando a volta da Ferrari, do Land Rover e da Lamborghini para a Casa da Dinda.
Os privilegiados
Técnicos da bancada do PDT na Câmara estão levantando os 50 maiores salários públicos no Brasil e os 50 maiores salários em cada um dos Estados do país. O objetivo é mapear distorções, incluindo os chamados penduricalhos. A expectativa é de que a divulgação do ranking, revelando as categorias beneficiadas ajude na votação do projeto que reforça a lei do piso.
Os privilegiados 2
Levantamento do site Contas Abertas revela que em 2016 a Câmara vai gastar R$ 15 milhões na reforma de apartamentos funcionais que ficam à disposição dos deputados. Os parlamentares podem escolher apartamentos de bairros nobres da capital – que têm alto custo de manutenção – ou auxílio-moradia.