A lenta e difícil recuperação política do governo Dilma volta à estaca zero com a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS). Até a venda superfaturada da refinaria de Pasadena, que já estava silenciada, volta à tona.

Continua depois da publicidade

Senado Federal mantém prisão do senador Delcídio Amaral

Veja quem votou a favor e contra a prisão de Delcídio Amaral

Delcídio cita quatro nomes de ministros do STF em conversa que gerou prisão

É devastador o efeito dos diálogos escandalosos a favor da fuga de Nestor Cerveró, em que alguns dos principais nomes da República são citados. São as entranhas da corrupção explicitadas pela Lava-Jato. E o impacto é maior porque Delcídio não é um simples senador. Ele era líder do governo no Senado, homem de confiança da presidente da República, à frente das negociações dos principais projetos.

Continua depois da publicidade

Ele estava mandando Cerveró para a Espanha só para salvar a própria pele ou servindo também de porta-voz de outros interesses? O clima no Senado nesta quarta era de velório, perplexidade e medo.

PF prende senador Delcídio do Amaral e André Esteves na Lava-Jato

Filho de Cerveró acertou gravação com Procuradoria-Geral da República

Quem é o bilionário André Esteves, preso na Operação Lava-Jato

A prisão de um senador no exercício da função deixou de ser tabu. Se mais alguém resolver usar da influência para atrapalhar as investigações – e se as provas forem contundentes – também poderá passar uma temporada no xilindró. Sempre vale lembrar que do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), passando por Edison Lobão (PMDB-MA) a Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Ciro Nogueira (PP-PI), todos estão sendo investigados.

Mesmo assim, a prisão de Delcídio foi confirmada por esse plenário, que não quis assumir um desgaste ainda maior. Uma vitória foi a opção dos senadores pelo voto aberto. O eleitor tem o direito de saber como se comportou o seu parlamentar. No Planalto, nesta quarta foi dia de barata voar. Para variar, o governo demora a reagir. Gripada, a presidente Dilma se encastelou no Palácio da Alvorada.

Anotação de Cerveró diz que Dilma “sabia de tudo” sobre Pasadena

Rosane de Oliveira: PT joga Delcídio à própria sorte

A única saída do Planalto é afirmar que Delcídio agiu por conta própria, defendendo os seus interesses. Assim como José Dirceu, ele será abandonado à própria sorte. A carreira política de Delcídio Amaral, ex-presidente da CPI dos Correios, está sepultada. O governo, agora, é que vai remar para sair de mais essa.

Continua depois da publicidade

Carolina Bahia: prisões de Delcídio Amaral e André Esteves desestabilizam ainda mais governo Dilma