Seis ônibus do transporte coletivo de Florianópolis e seis de linhas intermunicipais foram depredados no Carnaval em Florianópolis. Vândalos também destruíram quatro bebedouros e algumas pias no Terminal de Integração do Centro (Ticen), por onde mais de 200 mil pessoas passaram somente nesse dia. O número de abrigos de passageiros danificados ainda está sendo contabilizado pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
A maioria dos casos aconteceu no sábado. O 12º episódio de ônibus depredado foi na madrugada desta terça-feira em Santo Antônio de Lisboa.

Foto: Divulgação/ PM
O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, informa que em 2018 houve quatro ônibus do transporte municipal depredados, e que os autores foram identificados pelas câmeras. Em 2017, foram 32. Segundo ele, os vândalos quebram os vidros para tentar entrar sem pagar. O prejuízo fica para as empresas, pois o Consórcio Fênix não consegue fazer seguro dos veículos.
A opção de pagamento da passagem dentro do ônibus, e não na plataforma do Ticen, foi adotada devido ao grande número de usuários, com base na experiência de anos anteriores:
Continua depois da publicidade
— O volume de passageiros no Ticen era muito grande, as filas de pagamento e de compra de passagem eram imensas, e no final tivermos problema muito sérío de pessoas pulando a catraca e tentando pular a grade. Esse ano. entendemos ser melhor fazer a cobrança dentro do próprio ônibus. A quantidade de pessoas no terminal era absurda. Mais de 200 mil pessoas no Ticen. As pessoas que pagaram em dinheiro entravam pela porta de trás sem ter prejuízo da tarifa.
O secretário acrescenta que havia pessoas dentro do terminal para fugir do calor, inclusive com aparelhos de som.