O lixo deixado nas ruas ainda é um problema comum do Carnaval em todo o país, e não é diferente em Santa Catarina. Somente nos primeiros blocos do último fim de semana, em Florianópolis, mais de 7 toneladas de lixo foram recolhidas do chão pelas equipes de limpeza da prefeitura. Para os dias oficiais de Carnaval, a partir desta sexta-feira (21), os blocos de rua devem tomar conta de várias cidades do Estado e, com isso, mobilizar também um grande trabalho de limpeza.

Continua depois da publicidade

A recomendação é igual para todos: não jogue lixo no chão, evite os copos descartáveis e tente separar os itens recicláveis — especialmente o que for de vidro.

Florianópolis

Na Capital a Comcap, responsável pela coleta de lixo de limpeza da cidade, vai atuar nas ruas durante o Carnaval com 250 pessoas. A Operação Carnaval 2020 terá coleta seletiva de materiais recicláveis no Centro e na Passarela Nego Quirido. Pela primeira vez, a Comcap vai dispor equipamentos para os foliões entregarem de forma separada o vidro, metal, plástico e papel.

Os pontos de entrega de vidro instalados no Centro de Florianópolis são até decorados para o Carnaval, com a imagem da "bernunça", mascote da Comcap. São quatro destes no Centro, além de outros 50 latões para recicláveis (cor azul) e 50 para rejeitos (cor cinza). Somente no Carnaval do ano passado a Comcap contabilizou 52,8 toneladas de lixo recolhido.

Os grupos de trabalhadores para a limpeza das ruas serão distribuídos entre a Ilha (Centro, Norte, Sul e Leste) e o Continente. O maior efetivo será sábado à noite na região central de Florianópolis, com equipes durante a madrugada.

Continua depois da publicidade

Lixeiras
Pontos de coleta de lixo reciclável para o Carnaval de rua em Florianópolis (Foto: Divulgação / Comcap)

Laguna

Com vários blocos tradicionais no Sul do Estado, Laguna também já se prepara para o Carnaval. Segundo a prefeitura, a secretaria de Obras já começou a limpar as bocas de lobo e as ruas em que os foliões vão passar no fim de semana, especialmente nas regiões do Mar Grosso e Magalhães. Mais lixeiras também serão colocadas nas ruas, assim como caçambas maiores.

Já nos dias de festa as equipes de limpeza estão programadas para atuar desde as 5h nas ruas onde os foliões vão passar. A programação começa nesta sexta-feira (21).

Joaçaba

Com o principal Carnaval do Oeste catarinense, Joaçaba tem parcerias com a liga das escolas de samba e com a empresa patrocinadora da folia na festa para que façam também a limpeza das ruas e retirada do lixo.

A prefeitura também afirmou que ampliou as equipes de limpeza da cidade nas últimas semanas, com podas de árvores e cuidados de canteiros para preparar a recepção dos foliões.

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú

Uma das praias mais movimentadas no Litoral catarinense, Balneário Camboriú terá equipes divididas entre a limpeza da praia e a varrição das ruas. O trabalho na areia será focado na Praia Central, Laranjeiras e nas praias agrestes.

Na Avenida Atlântica, no trecho da Rua 2000 até a Praça Almirante Tamandaré, cerca de 80 pessoas vão trabalhar na limpeza em três turnos. A empresa responsável vai aumentar também o número de contentores de lixo, especialmente para garrafas de vidro.

Durante o Carnaval todo o serviço de coleta de lixo normal também será mantido, assim como o funcionamento dos Ecopontos da cidade.

Navegantes

Com um dos maiores blocos de sujos do país, o Navegay, a cidade no Litoral mantém um esquema especial de limpeza para os dias de Carnaval. Segundo a prefeitura, a limpeza é feita por uma empresa terceirizada que vai ficar em regime de plantão ao longo dos dias de festa, com foco na limpeza das ruas e também das praias.

Continua depois da publicidade

São Francisco do Sul

Para o principal Carnaval do Litoral Norte, a empresa que cuida da limpeza das ruas de São Francisco do Sul já está com uma equipe ampliada por conta da temporada de Verão. Uma reunião na prefeitura nesta quarta-feira (19) alinhou o cronograma dos eventos de Carnaval e o horário de prontidão das equipes, antes e depois dos blocos.

O foco principal vai ser na Prainha e no Centro Histórico, onde a empresa responsável vai instalar mais lixeiras e caçambas.