Era pouco antes das 20h e a Beira-Rio já estava tomada por foliões de todas as idades que vieram prestigiar a volta do Carnaval em Joinville. As arquibancadas estavam lotadas à espera das escolas de sambas, que iniciaram os desfiles às 22h. A estimativa da prefeitura é de que cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o evento na noite de sábado (11).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp
Antes do desfile, o Afoxé Omilodê fez a lavagem da avenida. Mãe Jacila, representante do grupo, diz que o ritual representa o pedido de licença e proteção aos orixás. Enquanto desfilavam, água doce era jogada no público, as mulheres rodavam as saias e os jovens jogavam capoeira. Jacila lembra que a lavagem da avenida é feita desde 2004 e, para além da festa, reforça que o Carnaval representa cultura.
– Nos tempos passados, as mães faziam a festa para que os filhos pudessem brincar nos canaviais – reforça.
Caixas de som ao longo da Beira-Rio ditavam o som. O público estava com samba na ponta dos pés e as marchinhas na ponta da língua. Nem o prefeito Adriano Silva resistiu e caiu na folia. Outras autoridades também estiveram presente no evento, como a vice-prefeita Rejane Gambin, a vice-governadora Marilisa Boehm e vereadores da cidade.
Continua depois da publicidade
A família de Luci Ananias, 69 anos, veio inteira para prestigiar o Carnaval. Acomodados em cadeiras de praias, os 20 familiares ocupavam a calçada em frente ao Centreventos Cau Hansen e cumpriram a agenda, que já faz parte da tradição dos Ananias.

Desde a bisavô Maria Costa Ricardo, de 97 anos, mais conhecida como Tia Fanda, até a bebê Ayana, de apenas nove meses. Filhas, sobrinhas e netas de dona Fanda inclusive desfilarão pela escola Príncipes do Samba, programada para entrar na avenida à meia-noite.
Oficialmente, o Carnaval é comemorado no próximo fim de semana. Para Lindo Elvino, 65 anos, esposo de Luci, a antecipação em uma semana da festa na cidade veio bem a calhar.
– Achamos ótimo. Assim podemos curtir aqui e, semana que vem, em São Francisco do Sul – destaca.
Continua depois da publicidade
Mudanças no trânsito
Por conta dos desfiles, a Avenida Beira-Rio está bloqueada no trecho das ruas Itaiópolis com a Max Colin.
Especificamente no sábado, dia do desfile das escolas de samba, há interdição também da rua Max Colin, entre a ponte com a avenida Beira-rio e a Orestes Guimarães. Esta interdição permanece até 4h de domingo (12).
Agentes de trânsito estão no local para orientar os motoristas, entretanto, vale reforçar que nos dias do evento, a alternativa aos motoristas que precisarem se deslocar de uma extremidade para outra da cidade, é utilizar ruas como a Dr. João Colin, Blumenau e Marquês de Olinda.
Veja a programação completa
SÁBADO, 11 DE FEVEREIRO – DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA
18h: Concentração dos foliões
20h: Lavagem da avenida pelo Afoxé Omilodê
22h: Desfile da escola Fusão do Samba
23h: Desfile da escola Unidos do Caldeirão
00h: Desfile da escola Príncipes do Samba
1h: Desfile da escola Unidos da Diversidade
DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO – CARNAVAL DA FAMÍLIA
13h às 17h: Carnaval Infantil
13h às 17h: Rua do Lazer
13h às 17h: Pet Folia
17h às 20h: Encontro dos blocos
SEXTA, 17 DE FEVEREIRO – BAILE DE CARNAVAL DA LIGA
DOMINGO, 19 DE FEVEREIRO – BAILE DE CARNAVAL INFANTIL DA LIGA
Linha Madrugadão
A dica para os foliões é usar o transporte coletivo (haverá operação da linha Madrugadão) ou carros que operam o transporte de passageiros por aplicativo. A rua Orestes Guimarães será utilizada como ponto de encontro para o transporte por aplicativo.
Continua depois da publicidade
O estacionamento do Centreventos terá vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiências, além de 20 vagas reservadas para embarque e desembarque de passageiros.