Um dos maiores carnavais do Sul do Brasil levou para passarela do samba mais de 15 mil pessoas, segundo a organização. A Avenida XV de Novembro, onde o desfile Oficial de Rua acontece todos os anos em Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, ficou lotada na noite de sábado.
Continua depois da publicidade
Quem não pode assistir da avenida, viu o desfile das sacadas dos prédios em torno da passarela. As quatro escolas de Joaçaba e Herval do Oeste levaram para os foliões muita alegria, brilho, diversão e samba no pé. A folia começou às 21h e foi até 2h30min.
A escola Vale Samba foi a responsável por abrir o desfile. Depois de dois anos fora do Carnaval ela levou para a passarela o enredo "A força que nos move". Com muita criatividade, ajuda de outras escolas e reutilização de materiais a escola entrou na avenida com quatro carros alegóricos e mais de 700 integrantes. O recado da superação foi dado no enredo e na passarela, que contou inclusive com a velha guarda da escola que em 2019 completa 40 anos.
Por volta das 22h45min foi a vez da Unidos do Herval que falou sobre a cultura afro, através do enredo "Tribal". A escola entrou na Avenida com três carros alegóricos e um tripé, 800 integrantes fizeram a festa e mostraram em 60 minutos a trajetória do homem negro e o que ele representa para o desenvolvimento da humanidade.
A Acadêmicos do Grande Vale entrou na avenida à meia noite mostrando as festas tradicionais do Vale do Contestado, com o enredo "No contestado vale do Carnaval, a Acadêmicos é uma grande festa cultural". Quatro carros alegóricos e 1,2 mil integrantes transformaram o sambódromo em um resgate cultural.
Continua depois da publicidade
E para fechar a noite de folia a escola Aliança, vencedora do Carnaval de 2018, falou sobre os reis com o enredo "Seja mais um rei nessa folia". Como de costume a escola levou um famoso para a passarela, o ator Jesus Luz. Mais de mil integrantes coloriram a passarela.
A escolha da escola campeã acontece neste domingo, a partir das 18h, na Avenida XV de Novembro.