Após a noite de desfiles entre sábado e domingo, os representantes das escolas de samba de Florianópolis voltam à Passarela Nego Quirido na tarde desta segunda-feira (4) para acompanhar a apuração das notas. As seis agremiações do Grupo Especial disputam o título de campeã do carnaval a partir das 14h. Além disso, não haverá risco de rebaixamento para a última colocada.

Continua depois da publicidade

A campeã do Grupo de Acesso, que voltou a desfilar após dois anos, também será conhecida nesta segunda e disputará a elite do carnaval em 2020. O mesmo regulamento deve se repetir no ano que vem, sem rebaixamento e com uma agremiação promovida. Apenas em 2021, quando o Grupo Especial tiver oito escolas de samba, haverá rebaixamento novamente.

As agremiações serão avaliadas em nove quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, enredo, comissão de frente, evolução, fantasias, mestre-sala e porta-bandeira e alegorias e adereços. Como são 27 jurados, três para cada item, a soma das notas das escolas de samba pode chegar a 270 pontos. No ano passado, a Copa Lord foi campeã com 269,5 e a Protegidos da Princesa foi vice com 269.

Aliás, a Protegidos da Princesa é a agremiação com mais títulos na história do carnaval de Florianópolis com 25 troféus. A segunda da lista é a Embaixada Copa Lord, com 20 conquistas. Em seguida estão a Unidos da Coloninha, com nove títulos, e a Consulado, com seis títulos. Entre as escolas que não estão mais no Grupo Especial, a União da Ilha da Magia tem dois troféus e a Império do Samba tem um.

Campeãs voltam a desfilar no sábado

A vice-campeã e a campeã do Grupo Especial voltam a colocar o bloco na Passarela Nego Quirido na noite do próximo sábado (9) — diferente dos anos anteriores, quando o Desfile das Campeãs ocorria na terça-feira, um dia após a apuração. As agremiações terão o mesmo tempo que tiveram no último sábado para reapresentar o samba-enredo: até 1h10min cada.

Continua depois da publicidade

O acesso do público à arquibancada do desfile será gratuito, após lei aprovada na Câmara de Vereadores em 2018. Haverá cobrança somente nos camarotes. Conforme a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), também haverá uma festa no local para expandir o evento e valorizar o trabalho das escolas de samba.