A Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) decidiu em reunião na noite de quarta-feira pela criação de um terceiro grupo para desfiles no Carnaval. O Grupo de Acesso A terá sete agremiações – quatro delas já eram filiadas à Liga dos Blocos de Florianópolis (Lbcaf) e se tornaram escolas de samba.
Continua depois da publicidade
O Grupo de Acesso A terá cinco escolas de Florianópolis, uma de São José e outra de Biguaçu. As agremiações irão desfilar na sexta-feira de Carnaval, dia 5 de fevereiro, antigo dia do Grupo de Acesso, que foi transferido para o domingo, dia 7 de fevereiro. A cinco escolas do Grupo Especial continuam a desfilar no sábado de Carnaval, dia 6 de fevereiro.
– A nossa meta é buscar cada vez mais a profissionalização do carnaval na região. Queremos dar oportunidade às agremiações e buscar um carnaval de excelência – afirmou o presidente da Liesf, Joel Costa Júnior.
Na reunião também ficou acordado que a escola que for campeã do Grupo de Acesso A subirá para o Grupo de Acesso em 2017, mas ninguém irá cair para o Grupo de Acesso A neste ano, nem no seguinte. A partir de 2018, haverá acessos e decessos entre os três grupos do Carnaval de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Com isso, a ideia é mudar o número de escolas em cada grupo. O Grupo Especial que hoje tem seis, seguiria com seis, o de Acesso passaria de quatro para seis escolas de samba e o Grupo de Acesso A teria quatro agremiações desfilando na Nego Quirido todos os anos.
Confira a ordem dos desfiles dos três grupos de escolas de samba de Florianópolis
Sexta-feira, 5 de fevereiro – GRUPO DE ACESSO A
Unidos do Morro do Céu
Imperadores de Jurerê
Filhos da Lua
Nossa Turma
Amigos do Bom Viver
Amocart
Jardim das Palmeiras
Sábado, 6 de fevereiro – GRUPO ESPECIAL
Nação Guarani
Dascuia
Embaixada Copa Lord
Os Protegidos da Princesa
Unidos da Coloninha
União da Ilha da Magia
Domingo, 7 de fevereiro – GRUPO DE ACESSO
Futsamba Josefense
Acadêmicos do Sul da Ilha
Império Vermelho e Branco
Consulado