O retorno dos foliões à rua durante o início do carnaval tem sido marcado por episódios de furto, principalmente celulares e carteiras. Durante o pré-carnaval em Florianópolis por exemplo, dezenas de pessoas relataram terem sido vítimas do crime durante a passagem pelos primeiros blocos da folia. Pequenos cuidados, porém, fazem a diferença na hora da festa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os adeptos do carnaval, cercados por multidão, precisam tomar uma série de precauções para evitar que sejam roubados, mas caso aconteça, é necessário tomar algumas atitudes imediatas.
Além do prejuízo financeiro, existe também o risco de acesso a dados e às informações pessoais.
Segundo o tenente-coronel do 4º Batalhão da Polícia Militar de Florianópolis, Dhiogo Cidral, o primeiro passo após perceber o furto é registrar um boletim de ocorrência. O documento pode ser feito com a ajuda da PM, ou de forma online no site da Polícia Civil. Delegacias também fazem o registro.
Continua depois da publicidade
— As pessoas precisam se ater que é de responsabilidade delas a guarda desses materiais. Nós atuamos na segurança de maneira geral, investigamos, mas isso é parte do processo. As pessoas no carnaval agem com desatenção, e isso influencia o aumento desse tipo de situação. Quando colocam os pertences nos bolsos, por exemplo, se tornam alvos fáceis. Os cuidados são de responsabilidade de cada um também — diz.
Conforme o delegado geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, quadrilhas especializadas em furto de aparelhos telefônicos atuam em eventos com uma grande aglomeração de pessoas, e identificam vítimas em potencial — pessoas que estão distraídas e deixam o celular em cima de algo ou colocam no bolso de trás da calça e deixam o aparelho a amostra.
— Estamos pretendendo colocar policiais civis à paisana para identificar esses grupos criminosos — explica.
Segundo ele, é necessário que ao ser furtado o folião faça um registro de ocorrência, de forma online ou presencial nas delegacias, para que a Polícia Civil instaure uma investigação e tente recuperar o aparelho. Conforme explica, ocorrendo o furto e o registro do documento, as informações são direcionadas para um delegado que faz as diligências com imagens e informações da própria operadora.
Continua depois da publicidade
O que fazer ao ser roubado
- Registre um boletim de ocorrência de forma imediata
- Bloqueie as contas bancárias e eventuais cartões cadastrados no aparelho
- Notifique a operadora do celular
- Troque as senhas das redes sociais

Leia também
Carnaval 2023 em SC: como será nas principais cidades
Carnaval em Florianópolis terá 11 dias de festa e mais de 50 eventos; confira programação