O sábado de Carnaval vai provocar mudanças no trânsito da região central de Florianópolis. Desde o início da manhã, uma série de ruas terá o fluxo bloqueado para permitir a organização e a festa de foliões em atrações como o Bloco dos Sujos, que promete animar a tarde de sábado no Centro da Capital.
Continua depois da publicidade
No total, 20 ruas terão o trânsito bloqueado neste sábado (22), sendo permitido apenas o trânsito local, de moradores. Parte das vias estará bloqueada já a partir das 7h e outra parte será fechada às 11h.
As ruas Paulo Fontes, Francisco Tolentino, Sete de Setembro, Arcipreste Paiva, Marechal Guilherme e Vidal Ramos serão bloqueadas já a partir das 7h. Todas essas vias ficam na região do Mercado Público e Praça XV, onde deve se concentrar boa parte da movimentação de foliões ao longo do sábado. As ruas Lacerda Coutinho e Santos Dumont, próximas à escadaria do Rosário e à Catedral, também ficam fechadas desde o início da manhã.
Ainda terão o fluxo bloqueado desde as 7h as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Tiradentes e João Pinto, na região mais próxima à Avenida Hercílio Luz.
Outras oito ruas que contornam a região central de Florianópolis terão o fluxo bloqueado somente a partir das 11h. É o caso das ruas de um trecho da Rua Francisco Tolentino e das ruas Conselheiro Mafra, Bento Gonçalves, Pedro Ivo, Leoberto Leal, Presidente Nereu Ramos, Rua dos Ilhéus e Rua Fernando Machado. Algumas dessas vias terão apenas um trecho bloqueado, tendo a passagem permitida em outras partes que não comprometem a passagem do Bloco dos Sujos e dos foliões.
Continua depois da publicidade
Para cada uma dessas vias, a Guarda Municipal prepara desvios por vias alternativas, que estarão sinalizadas. O sábado de Carnaval é o dia que mais deve ter impactos no trânsito de Florianópolis. As ruas voltam a ser liberadas a partir da meia-noite.
Alterações para o desfile
Para quem for desfilar ou assistir à passagem das escolas de samba de Florianópolis, caso haja necessidade a Guarda Municipal pode fechar a Avenida Paulo Fontes, no cruzamento da Rua Pedro Ivo, permitindo somente o fluxo de ônibus até o Terminal de Integração do Centro (Ticen).
A Avenida Gustavo Richard, no sentido Túnel Deputada Antonieta de Barros, será monitorada a partir das 16h e também pode ter fechamento. Para quem vem do Sul da Ilha pelo túnel e quiser acessar a ponte, haverá um desvio.
Para quem vem do Continente ou do Norte da Ilha, a recomendação é chegar à Passarela Nego Quirido pela Avenida Mauro Ramos, seguindo pela Gustavo Richard.
Continua depois da publicidade
E os ônibus?
Os ônibus do Continente que seguem para o Ticen vão passar pela Ponte Hercílio Luz e, na Ilha, seguirão pelas ruas Francisco Tolentino e Paulo Fontes até chegar ao Ticen. O sábado, assim como os demais dias de folia, terá horários especiais e linhas extras na madrugada. Confira aqui detalhadamente como fica o transporte coletivo de Florianópolis durante o Carnaval 2020. Os ônibus também terão corredores exclusivos em alguns locais, como a Rua Francisco Tolentino.
E o táxi?
Os táxis terão áreas especiais para circulação e para embarque e desembarque de passageiros em alguns pontos do Centro de Florianópolis neste sábado (22). Um desses trechos é na Rua Deputado João Bertoli. Outra fica na Avenida Governador Gustavo Richard, nos fundos da Assembleia Legislativa e próximo ao Fórum da Comarca da Capital. A terceira área de embarque e desembarque de táxis fica na Avenida Paulo Fontes, ao lado de um estacionamento próximo do Mercado Público.
E o Uber?
Como o serviço de transporte por aplicativo, como o Uber, não é regulamentado em Florianópolis, esses veículos deverão circular somente onde as vias estiverem liberadas para todos os veículos.

Continua depois da publicidade