O Berbigão do Boca já tem a nova soberana para 2020. A jovem Marina Telles, 21 anos, foi eleita no concurso realizado nesta quinta-feira (30), no Mercado Público de Florianópolis. Ela representa a escola Consulado.

Continua depois da publicidade

Além da Rainha do Bloco, Elizandra Cristina Silva, 26 anos, foi eleita como a Madrinha para a folia deste ano. Elizandra concorria em nome da escola Acadêmicos do Sul da Ilha. O desfile do bloco está marcado para o dia 14 de fevereiro.

As 8 candidatas foram analisadas pela simpatia, beleza, postura e espírito carnavalesco. Para a organizadora do concurso, Andreia Zaída, este último quesito foi o mais importante para definir a escolha. Andreia já foi Rainha do Carnaval de Florianópolis em 2002 e do Berbigão em 2003.

— Ser Rainha do maior bloco do Sul do país é diferente da passarela. Estamos ligados diretamente ao público e a postura e simpatia são os maiores quesitos, sem esquecer da resistência — disse sobre o processo de escolha da soberana.

Depois do desfile em conjunto e individual, Marina Telles foi a que mais teve destaque para ser escolhida como a grande representante do bloco. O desfile no Carnaval de rua 2020 contará ainda com a presença de ex-rainhas do Berbigão para compor a grande Corte do bloco.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o Berbigão do Boca

O bloco Berbigão do Boca é considerado patrimônio imaterial de Florianópolis e sempre acontece na sexta-feira anterior à semana do Carnaval. Fundado em 1992, ele tornou-se um símbolo na tradição carnavalesca de Santa Catarina.

A denominação Berbigão do Boca é uma combinação do nome da mais popular iguaria degustada pelo manezinho da Ilha, o berbigão, com o apelido de um dos maiores foliões da cidade, Paulo Abraham, o Boca. Foi ele quem teve a ideia de homenagear amigos que já morreram em forma de bonecos gigantes que são carregados pelas ruas do centro de Florianópolis.

Programação do bloco

Quando

14 de fevereiro

Horários

12h – Apresentação da corte do Carnaval 2020 e das novas alas

13h às 16h – Festival gastronômico com berbigão

16h – Prêmio Melhor Berbigãozeiro

16h15 – Prêmio Amigo do Berbigão do Boca

16h30 – Entrega da chave da cidade para o Rei Momo

19h – Desfile