O Carnaval de Joinville em 2020 será na avenida José Vieira, mais famosa como Beira-rio, a partir das 17 horas. Neste ano, seis blocos já vão para a avenida organizados para curtir a "Folia 2020", que terá DJs tocando samba e funk e escolas de samba e agremiações animando a festa com suas baterias, junto com a corte do Carnaval joinvilense eleita no ano passado.
Continua depois da publicidade
O Carnaval é uma festa que reúne os diferentes grupos pela mesma paixão de fazer festa e brincar na avenida, mas os blocos garantem ainda mais essa identificação entre os participantes.
Conheça os blocos da Folia 2020 em Joinville:
Arca de Noé
Fabricio Coutinho, o professor Pipo, criou o bloco em 2015 reunindo os professores da rede pública e privada de Joinville. Com o tempo, os alunos mais velhos quiseram participar. Depois, vieram os pais, os amigos, e o grupo foi crescendo. Para 2020, a expectativa é de que 180 pessoas embarquem junto na folia.
— Como o professor Pipo é evangélico, ele quis fazer essa referência bíblica sobre o lugar onde Noé conseguiu juntar animais de todas as espécies e todos souberam conviver pacificamente. Então, nosso grupo é plural: tem católico e tem evangélico; tem hétero e LGBTT. Os participantes vêm de todos os bairros da cidade, do Glória ao Jardim Iririú — conta a produtora Valéria Vasconcelos Salomão, 43 anos.
Continua depois da publicidade
Neste ano, o abadá do Arca de Noé é inspirado na dissertação de mestrado do professor Pipo, que é, justamente, sobre a história do Carnaval de Joinville. Na estampa, há recortes de jornais que registraram desde a primeira manifestação da "festa do povo" em Joinville, em 1865; passando pelos desfiles competitivos dos anos 1980 e 1990 e pela retomada nos anos 2000.
Leia também:
O que abre e o que fecha nos dias de Carnaval em Joinville
Brinde com Zeit
Há dois anos a Zeit Cervejaria realiza o Grito de Carnaval dentro da fábrica. Neste ano, a equipe resolveu ir para a rua e levar o grito como forma de agregar cultura à comunidade. O bloco contará com uma bicicleta que será empurrada como forma de crítica à falta de ciclovia na cidade. Além disso, terá fantasia de latas para falar sobre a reciclagem, uma vez que quase 100% do alumínio volta ao mercado em menos de 60 dias.
– É algo importante para a cidade esse tipo de movimentação, não só o Carnaval, mas eventos que deem acesso às pessoas – disse Jaqueline Würz, que faz parte da organização.
A concentração vai se reunir na esquina próxima ao Sesc às 20 horas e estará identifica com abadá. Segundo Jaqueline, ainda restam poucos kits disponíveis para a venda por R$60,00. Eles incluem abadá, caneco, dois litros de chopp e dois litros de água. O bloco contará com bandinha com músicas típicas carnavalescas.
Continua depois da publicidade
Manda Brasa
O bloco Manda Brasa, idealizado por filiados, amigos e simpatizantes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro de Joinville (PMDB) comemora 15 anos de fundação. O bloco foi criado em 2005 e desfilou pela primeira fez em fevereiro de 2006, por iniciativa da diretoria executiva do partido.
O nome Manda Brasa foi escolhido por ser o apelido dado pelas pessoas ao MDB. O Movimento Afro Descendente (MAD) é responsável pela organização do carnaval do bloco Manda Brasa.
Neste ano, a concentração vai se encontrar às 18h próximo ao Big do Shopping Americanas para estar às 19h na avenida Beira-rio. O bloco conta, ainda, com a bateria da Escola Príncipes do Samba.
Os Sujos
Vindos do interior de São Paulo, os organizadores do bloco vão resgatar nesta edição a concentração que existiu há alguns anos em Joinville. Conforme o organizador Jean, não haverá critérios ou exigência de fantasia. A concentração deve se reunir na esquina da Max Colin com a avenida Beira-rio por volta das 19 horas e, depois, se deslocará em frente ao palco.
Continua depois da publicidade
– O intuito é que todos fiquem à vontade. Não vai ter exigência. Este ano ainda não teremos abadá. Mas ano que vem sim. E a música será no gogó – brinca Jean.
Vai pra Cuba!
Foi criado neste ano a partir do bordão ouvido por muitos dos participantes, principalmente nos últimos dois anos. Como é estreante na avenida, o grupo fez os abadás em forma de "teste" e não encomendou um número muito grande. Por isso, para quem quiser curtir o Carnaval junto, é só chegar. Como o povo é muito de humanas, se reunirão no Arquivo Histórico de Joinville para a concentração a partir das 18 horas e, às 19 horas, chegarão na avenida Beira-rio.
— Como Carnaval foi feito para brincar, decidimos brincar com este bordão. Foi ideia de três pessoas e ficamos surpresos de ver que mais de 600 pessoas confirmaram presença no evento do Facebook — contou Guilherme Luiz Weiler, um dos criadores do Vai pra Cuba!.
Segundo ele, a maior parte dos confirmados é formada por jovens, mas o grupo também recebeu pedidos de abadás de pessoas de meia-idade e de idosos que se identificaram com a proposta.
Continua depois da publicidade
Vem Meteoro!
Pelo segundo ano consecutivo o Bloquinho Vem Meteoro vai se reunir na avenida Beira-rio.
– O nome veio de uma brincadeira sobre a vinda de um meteoro para que destruísse tudo, porque a humanidade não aguenta mais as coisas ruins que acontecem – explica Bruno Alves, um dos organizadores.
O bloco formado principalmente pelo público LGBT, contou com mais de 300 pessoas no ano passado. Neste ano, em evento organizado por meio das redes sociais, o número dobrou e já ultrapassa 600 interessados.
A concentração será em frente ao Centreventos e contará com dois DJs que tocam na cidade. Eles tocarão Funk, Pop e Axé. O bloco não terá abadá e o tema das fantasias será memes da internet.
Continua depois da publicidade