Chegou o grande dia para as escolas de samba de Florianópolis. Os desfiles dos grupos de acesso e especial ocorrem neste sábado (2), a partir das 17h15min, na Passarela Nego Quirido. Os portões abrem às 16h. Os ingressos para as arquibancadas estão esgotados.
Continua depois da publicidade
O desfile do grupo de acesso começa às 17h15min. Estava previsto a apresentação de cinco agremiações, mas a Império Vermelho e Branco desistiu de última hora. Ela seria a última escola a desfilar, às 20h55min. Com isso, apenas quatro pavilhões do acesso vão para a avenida.
Ordem dos desfiles
Grupo de Acesso:
1 – Jardim das Palmeiras: 17h15min às 18h05min
2 – Acadêmicos do Sul da Ilha: 18h10min às 19h
3 – Futsamba Josefense: 19h05min às 19h55min
Continua depois da publicidade
4 – União da Ilha da Magia: 20h às 20h50min
Grupo Especial:
1 – Nação Guarani: 22h10min às 23h20min
2 – Embaixada Copa Lord: 23h30min às 24h40min
3 – Unidos da Coloninha: 24h50min às 2h
4 – Os Protegidos da Princesa: 2h10min às 3h20min
5 – Consulado: 3h30min às 4h40min
6 – Dascuia: 4h50min às 6h
Confira o que cada escola vai levar para a avenida
Nação Guarani
A escola de Palhoça levará à passarela a cultura do Boi Caprichoso, uma das duas agremiações de boi-bumbá rivais que competem anualmente no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Ele é conhecido como o guardião da floresta, defende as cores azul e branco e seu símbolo é a estrela azul. A ideia é fazer uma aproximação do Boi Caprichoso com a brincadeira do Boi de Mamão que faz parte da cultura do Litoral catarinense.
O enredo é Guarani sou teu povo… sou nação … sou caprichoso. Com cerca de 1,2 mil componentes, a Nação Guarani tem oito anos e quer permanecer no Grupo Especial da folia na Capital catarinense.
Embaixada Copa Lord
Atual campeã do Carnaval de Florianópolis, a Embaixada Copa Lord foi buscar num dos personagens mais queridos de sua história o tema do enredo deste ano. O mestre-sala do Céu é uma homenagem a Carlos Alberto Maria, o Seu Terry, falecido em janeiro de 2017.
A agremiação do Monte Serrat também usará o sol como tema central do enredo. A criação do enredo foi inspirada em diversos sambas anteriores da escola, pois muitos, inclusive, já citavam o astro rei. Um exemplo é o samba-enredo de 1985, que dizia: “O astro rei, mestre-sala lá do céu, e a lua, porta-bandeira, girando nesse mesmo carrossel”.
Continua depois da publicidade
Unidos da Coloninha
Unidos da Coloninha tem como enredo Entre matas, sol, mar e areia, surge a Dubai brasileira, sobre a cidade de Balneário Camboriú, desenvolvido pelo carnavalesco Ley Vaz. Com 57 anos de fundação, a agremiação aposta na força da comunidade para fazer um desfile empolgante.
Terceira escola a pisar na Nego Quirido, a Coloninha promete levar cerca de 1,5 mil componentes. O enredo, assim como o samba, exalta o potencial turístico e desenvolvimento da cidade. Também os primeiros habitantes, os índios-guarani, são lembrados. Afinal, diz a letra, são eles os verdadeiros donos das terras.
Os Protegidos da Princesa
Considerado quase como um hino para a comunidade do Morro do Mocotó, a escola de Samba Os Protegidos da Princesa decidiu reeditar o samba-enredo "Xirê – Festa dos Orixás", de autoria do compositor Marquinho do Cavaco, que originalmente foi apresentado em 1987.
A escola do Morro do Mocotó atravessará a Passarela Nego Quirido com uma homenagem à população negra e às religiões de matrizes africanas. Pretende levar o público ao mundo das divindades africanas, uma das mais importantes festas da civilização brasileira.
Continua depois da publicidade
Consulado
O amor é o grande investimento da Consulado para este Carnaval. Com o tema Où l’amour sera roi – Onde o amor se rá rei, levará à passarela uma história contada a partir da perspectiva do Homem de Lata do Mágico de Oz, que durante sua jornada em busca de um coração, encontra corrupção, fome, tristeza, mas também o amor pela escola de samba. O tema do enredo perpassa o tempo e o samba cai bem num momento em que o país se mostra dividido em extremos.
Um dos setores da escola que parece ter conquistado a simpatia é a ala Plus Size, formada por mulheres gordinhas e que ganhou espaço na mídia nacional, como no programa da Fátima Bernardes. A ideia é mostrar que independente do manequim, o amor é que precisa estar em alta.
Dascuia
Mais jovem escola de samba de Florianópolis, a Dascuia vai brincar com algo comum quando se é convidado para uma festa e que costuma deixar muita gente ansiosa: a escolha da roupa. A verde e rosa do Morro do Céu vai reverenciar um grande nome da alta costura, o catarinense Gesoni Pawlick, que morreu em maio de 2017, e tinha um concorrido atelier em São José, na Grande Florianópolis.
O mundo encantado do artista Pawlick, que se tornou conhecido como estilista, mas foi também ator de teatro e carnavalesco. O desfile com cerca de 1.4 mil componentes mostrará os sonhos do menino nascido no interior de Santa Catarina e que consegue o apogeu da profissão costurando para grandes nomes da alta sociedade da Capital.
Continua depois da publicidade
Transmissão ao vivo
A NSC TV vai transmitir ao vivo e com exclusividade para todo o Estado, o desfile das escolas de samba de 2019, da Capital. Essa será a primeira transmissão feita pela emissora do evento, que será realizado no sábado de Carnaval, logo após o Big Brother Brasil. A cobertura terá o envolvimento de 80 pessoas responsáveis por levar qualidade de som e imagem aos telespectadores.
Irão comandar a transmissão, Raphael Faraco e Laine Valgas, com os comentários de Edsoul. E uma equipe de repórteres em toda passarela da Nego Quirido.
Diário Catarinense e Hora de Santa Catarina também transmitem o espetáculo minuto a minuto pelo Twitter.
Serviço da passarela
Os portões da passarela abrem às 16h. Quem for assistir aos desfiles do grupo de acesso, deve chegar antes das 17h15min, quando entra na avenida a primeira agremiação.
Continua depois da publicidade
Já quem vai assistir apenas o grupo especial, deve chegar antes das 22h10min, quando inicia a primeira escola. Por fim, quem comprou camarotes com serviço de open bar e open food, a abertura dos portões será às 21h.
Não será permitida a entrada de guarda-sol, objetos cortantes, perfurantes e bebidas de todos os tipos. Guarda-chuvas e sombrinhas estão liberados. Com relação as comidas, os seguranças irão avaliar os casos específicos no momento da entrada nas arquibancadas.
Trânsito e estacionamento
Para o desfile das escolas de samba, a Avenida Gustavo Richard será fechada de 19h até a manhã de domingo (3), entre a saída da ponte Pedro Ivo Campos e o túnel Antonieta de Barros. Já no sentido oposto, o fechamento será entre o acesso ao Fórum da Capital e o Centro Sul. A marginal estará liberada, bem como as Avenidas Hercílio Luz e Mauro Ramos.
O público pode encontrar estacionamento nas redondezas do complexo Nego Quirido. Dentro, não será permitido estacionamento.
Continua depois da publicidade