Críticas e homenagens marcaram a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Sete escolas passaram pela Marquês de Sapucaí celebrando países, culturas e passando mensagens bem-humoradas sobre a reforma trabalhista e o corte de verbas na maior festa do país.

Continua depois da publicidade

Império Serrano

De volta ao Grupo Especial, o Império Serrano levou a China para a Sapucaí. Além de mostrar a cultura do país, a escola aproveitou para homenagear Arlindo Cruz, que é identificado com a Império e se recupera de um AVC. Maria Rita e Regina Casé usaram camisetas com as frases “Força Arlindo” e “O show tem que continuar”.

Uma homenagem à China
Uma homenagem à China (Foto: Mauro PIMENTEL / AFP)

São Clemente

A segunda escola a passar pela avenida levou ao sambódromo uma homenagem aos 200 anos da Escola de Belas Artes (EBA) do Rio. Um dos destaques foram as fantasias pintadas à mão por alunos da EBA.

Escola celebrou duzentos anos da Escola de Belas Artes
Escola celebrou duzentos anos da Escola de Belas Artes (Foto: Mauro PIMENTEL / AFP)

Vila Isabel

A escola levou brilhos e luzes à Sapucaí com o enredo “Corra, que o futuro vem aí”, que contou a história das grandes invenções da humanidade. Sabrina Sato, vestida de “luz da inspiração”, e Martinho da Vila foram destaques dos desfiles.

Continua depois da publicidade

As grandes invenções do homem foram destaque no desfile da agremiação
As grandes invenções do homem foram destaque no desfile da agremiação (Foto: Mauro PIMENTEL / AFP)

Paraíso do Tuiuti

Em tom de crítica, a escola levou para a Sapucaí críticas à reforma trabalhista. O destaque foi o último carro, que trouxe um “presidente vampiro” à Marquês de Sapucaí.

Grande Rio

Alô, alô Terezinha! Com um enredo sobre Chacrinha, a escola levou famoss para a avenida. Nomes como Rita Cadillac, Wanderléa e Gretchen marcaram o desfile. De volta à frente da bateria, Juliana Paes brilho na Sapucaí. Apesar do sucesso, a escola sofreu com um carro que quebrou antes de ingressar na avenida.

Homenagem a Chacrinha foi o enredo da Grande Rio
Homenagem a Chacrinha foi o enredo da Grande Rio (Foto: Mauro PIMENTEL / AFP)

Mangueira

Penúltima a pisar na avenida, a Mangueira criticou o corte de verba da prefeitura do Rio às escolas de samba. O enredo “Com dinheiro ou sem dinheiro eu brinco” levou ao sambódromo uma reprodução dos blocos de rua e até um carro com uma representação do prefeito, Marcelo Crivella.

Continua depois da publicidade

Crítica ao prefeito do Rio, Marcelo Crivella, marcou desfile da Mangueira
Crítica ao prefeito do Rio, Marcelo Crivella, marcou desfile da Mangueira (Foto: Mauro PIMENTEL / AFP)

Mocidade Independente de Padre Miguel

Uma viagem pela Índia foi a proposta da última escola a pisar na avenida, já na manhã desta segunda-feira (12). Jacarés, elefantes e até Gandhi foram representados na Sapucaí.

País asiático recebeu homenagem da Mocidade, atual campeã
País asiático recebeu homenagem da Mocidade, atual campeã (Foto: Mauro PIMENTEL / AFP)