Faltam 11 dias para a Festa do Zé Pereira Joga na Água, tradicional há décadas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, e o clima ainda é de incerteza. A secretaria Estadual de Turismo resolveu bancar a estrutura do evento ( som, palco), que chega a reunir 40 mil pessoas nas ruelas do bairro, mas a prefeitura e representantes da Banda da Lapa, atração principal, ainda estão acertando outros itens, como segurança e bombeiros.
Continua depois da publicidade
— É uma tradição de mais de 70 anos. A parte estrutural já está garantida, mas tem que ver a promoção da prefeitura. Independente da banda se apresentar ou não o Zé Pereira vai acontecer — pondera o presidente da Banda da Lapa, José Carlos Correia, que participa de uma reunião nesta quarta-feira para acertar os detalhes na secretaria de Turismo de Florianópolis.
Marchódromos, Zé Pereira e Pop Gay estão fora da programação do Carnaval 2016
A secretária Zena Becker garante que foram disponibilizados R$ 50 mil para que representantes assumam a organização da festa. No ano passado, o repasse foi de R$ 35 mil e ainda foi cedida a estrutura. A secretária reforça que já garantiram a presença da Guarda Municipal e da polícia no evento.
Continua depois da publicidade
— A maior preocupação é a questão da quantidade de pessoas. Está todo mundo na expectativa. Essa decisão deveria ter sido tomada há seis meses — resume o presidente do conselho comunitário do Ribeirão da Ilha, Álvaro Dias.
O presidente acrescenta que a comunidade fica dividida no apoio ao evento. Alguns criticam os transtornos causados ao trânsito e a falta de capacidade do bairro para realizar o evento.