A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) afirmou nesta terça-feira (14) que Santa Catarina vive “o momento mais crítico” da pandemia de coronavírus. Ela anunciou que o Estado receberá 250 monitores multiparâmetros para abrir novos leitos de UTI e que terá a capacidade de testes do Laboratório Central (Lacen) ampliada com mais 400 testes por dia. A deputada também declarou que o Ministério da Saúde se comprometeu a comprar insumos para internação de pacientes em unidades de terapia intensiva, que estão em falta no Estado.
Continua depois da publicidade
> SC registra o número mais alto de mortes por coronavírus em uma semana
As informações foram repassadas por Carmen Zanotto durante entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, e após uma reunião com parlamentares e governo, realizada nesta segunda-feira (13) para definir estratégias de combate à pandemia em Santa Catarina. A deputada catarinense coordenada a comissão de enfrentamento à doença no sul do país.
Na entrevista, Carmen Zanotto avaliou Santa Catarina vive “o momento mais crítico da pandemia” e que é possível que novas restrições sejam necessárias nos municípios para conter o avanço da doença, além das anunciadas pelo governo nesta segunda. A deputada também reforçou que é importante que os cidadãos sigam as orientações das autoridades na tentativa de evitar a propagação da Covid-19.
Santa Catarina chegou a 517 mortes confirmadas por Covid-19 nesta segunda. O número de casos chega a 43,8 mil.
Continua depois da publicidade
— Nós estamos no momento mais crítico do nosso Estado, e agregado a isso estamos com falta de insumos estratégicos para a manutenção de pacientes graves entubados nas UTIs (…) que são os sedativos, relaxantes musculares, porque o paciente não pode ficar brigando com o tubo, porque ele pode desentubar, aquele tubo pode sair, coloca em risco o paciente e também a equipe — afirmou a deputada, que é formada em Enfermagem.
A respeito dos insumos necessários para a internação de pacientes em UTI, Carmen Zanotto disse que ficou acertado na reunião que a compra será feita pelo Ministério da Saúde. Os itens devem ser importados. Ela não citou a previsão de entrega, mas disse que é possível que o processo burocrático para a compra seja acelerado. A deputada também comentou que há dificuldade para a aquisição por conta da falta dos produtos e do sobrepreço dos mesmos.
> SC anuncia novas restrições para conter o coronavírus; atividades são suspensas por duas semanas
— Se nós aguardarmos todo o processo burocrático, nós corremos o risco de perder vidas (…) O Ministério da Saúde está entrando para ajudar uma vez que os hospitais filantrópicos estão com dificuldades e o serviço público também — afirmou.
Continua depois da publicidade
Já quanto aos 250 monitores multiparâmetros, a deputada federal informou que eles devem chegar a Santa Catarina entre esta terça (14) e quarta-feira (15). A intenção é que eles contribuam com a ampliação do número de leitos no Estado. Sobre a ampliação de mais 400 testes por dia no Lacen, Zanotto informou que ela ocorrerá por meio da instalação de uma plataforma digital no Laboratório Central, confirmada pela Fiocruz nesta segunda.