O jornalista Carlos Tramontina, âncora do SPTV 2ª Edição da TV Globo, anunciou que está deixando a emissora após 43 anos. A informação foi feita em uma publicação no Instagram na noite desta terça-feira (26). No último final de semana Tramontina comandou o desfile das escolas de samba de São Paulo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
Na publicação o jornalista relembrou coberturas eleitorais que fez e de ser pioneiro na ancoragem do primeiro telejornal fora das dependências da Globo, em janeiro de 1990. O âncora também foi responsável pelo primeiro jornal exibido a bordo de um helicóptero, na comemoração dos 15 anos do Bom Dia São Paulo, em 1992.
Tramontina escreveu que a saída foi em comum acordo com a emissora e que sentia muito orgulho da carreira. “Vivi intensamente importantes momentos do jornalismo ao longo deste anos”, disse.
Continua depois da publicidade
Durante os quase 50 anos na Globo, Tramontina apresentou todos os telejornais em rede nacional da emissora: Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, além de ter apresentado todos os de São Paulo.
Um novo capítulo
De acordo com o jornalista, que está com 65 anos, a nova etapa será para aproveitar a família, os hobbies e ter mais tempo para viajar.
Tramontina concluiu a mensagem com um agradecimento aos telespectadores e fãs, lembrando dos últimos 24 anos à frente do SPTV e das cerca de 1,1 mil edições do Antena Paulista.
“Entrei na casa de vocês, tomamos um cafézinho e nos tornamos amigos. Nas próximas semanas viajarei com a minha família em férias programadas anteriormente. Mas não vou me esquecer de vocês. Recebam um caloroso abraço e até a próxima”, escreveu.
Continua depois da publicidade
Jornalistas e fãs desejam boas mudanças
Na publicação, jornalistas e telespectadores comentaram sobre a mudança, agradeceram e desejaram boas energias para o novo capítulo na vida de Tramontina.
“Você é referência, memória afetiva de tantas gerações de paulistanas, como eu, que te admiram demais. Beijo carinhoso e obrigada por tudo”, escreveu a jornalista Andréia Sadi.
A apresentadora Jacqueline Brazil lembrou de se inspirar em Tramontina antes de se tornar jornalista. “Muito obrigada pelos ensinamentos, pela parceria, pelas risadas. Te assistia quando eu almejava ser jornalista. E tive a oportunidade trabalhar no mesmo estúdio com você. Que honra! Obrigada! Curta muito agora. Beijos”, escreveu.
“Você é gigante. Obrigado por tanto sempre, professor. Viva a vida”, escreveu Phelipe Siani âncora da CNN, que trabalhou na Globo.
Continua depois da publicidade
O jornalista Fabio Turci mencionou a importância de Tramontina para o jornalismo e para quem trabalhou com o âncora. “Obrigado pelas aulas e pela inspiração. Curta a vida com a família, os encantos da netinha e, quando tiver umas brechas, tem a cerveja com os amigos”, disse.
Entre os fãs do trabalho de Tramontina, uma telespectadora escreveu que sentiu a despedida durante o SP2 desta terça. “Fará muita falta em nossa telinha! Que Deus o abençoe e que esse novo capítulo seja repleto de alegrias, saúde e paz”, disse.
Outro telespectador falou que Tramontina era o melhor jornalista e relembrou um momento cômico protagonizado pelo âncora durante o telejornal da manhã. “6 e ônibus”, escreveu.
Saída do Carlos Tramontina da Globo, um símbolo do telejornalismo de São Paulo!
Seis e ônibus! pic.twitter.com/5YRLHC4psy— Lucas Rocha (@lucaslipe) April 26, 2022Continua depois da publicidade
Leia mais:
Chapa “Universidade Presente” vence a eleição na UFSC
Federalização da Furb nunca esteve tão perto, diz reitora após reunião com o MEC
Gratuidade de mala com até 23kg em voos nacionais é aprovada pela Câmara