O governador Carlos Moisés esteve em reunião na manhã desta quarta-feira (23) na Associação Empresarial de Joinville (Acij), em Joinville, onde recebeu os projetos das obras de abertura e duplicação da rua Almirante Jaceguay e de revitalização da rua Edmundo Doubrawa. A entidade viabilizou os projetos, que agora podem ser licitados pelo governo estadual.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O presidente da Acij, Marco Antonio Corsini, entregou os dois projetos, que fazem parte do Eixo de Desenvolvimento Norte, que ainda incluem a construção do elevado sobre as ruas Edgar Meister e Hans Dieter Schmidt, além da abertura do Eixo K. Os projetos destas duas obras já haviam sido entregues ao governo do Estado em novembro.
– Nós bancamos o custo do projetos porque senão o governo ainda teria de fazer uma licitação. Fizemos uma ação interna entre os associados, que patrocinaram o custo dos projetos. Dissemos ao governador que o investimento do Estado nessas obras também vai trazer retorno porque é uma forma de incrementar a arrecadação do ICMS – explica o presidente da Acij.
A ideia da Acij é que a abertura e duplicação da rua Almirante Jaceguay aconteça no trecho entre a BR-101 e a rua Blumenau,em um trecho de seis quilômetros, permitindo um novo acesso à cidade. Já a revitalização da rua Edmundo Doubrawa seria da BR-101 até a rua Dona Francisca, em uma extensão de 1,8 quilômetros. Juntas, as duas obras custariam R$ 46,4 milhões aos cofres do Estado.
Continua depois da publicidade
– A Almirante Jaceguay é um sonho antigo, de décadas, que vai trazer melhorias para a cidade, além de um novo acesso para a cidade totalmente duplicado e moderno. Já a Edmundo Doubrawa vai melhorar o fluxo para quem vive na região e também para as empresas – explica Corsini.
Segundo o presidente da entidade, por serem dentro do município, as duas obras precisam ser realizadas por meio de um convênio entre o Estado e a prefeitura. Eles já foram firmados e estão em análise na Casa Civil, de acordo com o presidente da Acij. A expectativa é de que as obras ainda sejam incluídas no orçamento de 2021 para que possam começar no próximo ano e terminar ao longo de 2022.
Elevado e Eixo K com obras no início do ano
Marco Antonio Corsini também afirmou que as obras do elevado no eixo industrial e a abertura do Eixo K devem começar no início de 2021. Somadas, as duas obras custarão R$ 32,5 milhões ao Estado e já estão incluídas no orçamento para o próximo ano.
Continua depois da publicidade
> Como será o elevado no Distrito Industrial de Joinville
Ele diz que a previsão é para início das obras em março e conclusão no fim de 2021, para que possam ser inauguradas em conjunto com a duplicação das ruas Edgar Meister e Hans Dieter Schmidt.
– O governador garantiu essas obras e o próprio Estado participou das reuniões quinzenais no desenvolvimento dos projetos, com as secretaris da Fazenda, da Infraestrutura e do Desenvolvimento Econômico. Ele (Moisés) foi receptivo e enalteceu esse tipo de parceria entre a iniciativa privada e o poder público – conta.
> Elevado no Distrito Industrial de Joinville pode trazer economia de 31% de tempo
A reunião desta quarta-feira contou com a presença do governador Carlos Moises, do presidente da Acij, do prefeito Udo Döhler, do prefeito eleito Adriano Silva, do presidente da Facisc Sérgio Rodrigues Alves, além de outras autoridades e lideranças empresariais.
Leia mais
> Joinville terá 70% da cidade sem abastecimento de água na segunda-feira
Continua depois da publicidade
> Transição em Joinville: Adriano monta plano para os primeiros 100 dias