A nova pesquisa Ipec contratada pela NSC Comunicação e divulgada na terça-feira (20) mostra que o atual governador Carlos Moisés (Republicanos) lidera as intenções de voto entre as pessoas com renda de até dois salários mínimos. O levantamento também aponta o candidato do PL, Jorginho Mello, como o preferido dos mais ricos (veja dados abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 17 a 19 de setembro. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

Na faixa que lidera, Moisés não cresceu e manteve os 21% da pesquisa anterior, divulgada em agosto. Já entre a porção que ganha entre 2 e 5 salários e entre os que ganham mais de 5, o atual governador teve queda.

O candidato que concorre à reeleição foi de 23% entre os que ganham de 2 a 5 salários para 20%. Esse é o mesmo resultado de Jorginho Mello entre esse público. Diferente de Moisés, o candidato do PL cresceu — foi de 16% para os atuais 20%. A variação dos dois primeiros colocados nesta faixa intermediária é a mesma registrada na pesquisa como um todo. Com o crescimento, Jorginho ultrapassou Esperidião Amin (PP), que apesar de ficar atrás, também subiu e foi de 15% para 19%

Continua depois da publicidade

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Moisés encolheu na preferência entre os mais ricos. Caiu de 27% no levantamento de agosto para 17% agora. Nessa faixa de renda, Jorginho deslanchou e chegou a 28%, seis pontos a mais que no último levantamento.

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

Confira no gráfico os dados da pesquisa por renda em SC

Ficha técnica

Ipec — Inteligência em Pesquisa e Consultoria

Período avaliado: entre 17 e 19 de setembro de 2022

Amostra: 800 eleitores

Margem de erro: a máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Continua depois da publicidade

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TRE: sob o número SC-01218/2022

Registro no TSE: sob o número BR-02226/2022

Confira 30 fatos sobre as Eleições 2022 no vídeo

Leia também

Partidos vencedores, viradas, quem mais concorreu: o panorama eleitoral de SC em 40 anos

Mapa mostra por onde passaram os candidatos ao governo de SC na campanha eleitoral

De memes a “novo look”: redes sociais viram arena de disputa pelo governo de SC

Os candidatos de SC que deveriam torcer para ter presidente eleito no 1º turno