O governador eleito Carlos Moisés anunciou na noite desta sexta-feira (14) uma mulher para o primeiro escalão da sua equipe. Maria Elisa da Silveira de Caro assumirá a secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, que a partir de janeiro de 2019 terá as mesmas atribuições da pasta hoje denominada Assistência Social conforme a reforma administrativa.
Continua depois da publicidade
A futura secretária já trabalhou em duas pastas do governo estadual. Na Secretaria de Justiça e Cidadania, exerceu as funções de secretária-adjunta, gerente de projetos e consultora técnica de gabinete. Pela Secretaria de Segurança Pública, atuou como diretora de formação e capacitação profissional, gerente de projetos e consultora técnica de gabinete.
Maria Elisa da Silveira de Caro teve formação acadêmica na UFSC, com graduação em economia e mestrado em sociologia política. Também atuou nos conselhos estaduais de assistência social, do idoso, dos povos indígenas, da igualdade racial e dos direitos da pessoa portadora de deficiência.
Restam quatro vagas no primeiro escalão
Com esse anúncio, Carlos Moisés tem seis nomes definidos para o primeiro escalão do seu secretariado. Paulo Eli (Fazenda), Leandro Lima (Administração Prisional), Jorge Eduardo Tasca (Administração), Helton Zeferino (Saúde), Lucas Esmeraldino (Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo) e Maria Elisa da Silveira de Caro (Desenvolvimento Social). Falta anunciar ainda os secretários de Educação, Agricultura e Pesca, Segurança Pública e Infraestrutura e Mobilidade.
No caso da Segurança Pública, ainda não há definição do secretário para 2019 e dos membros do Conselho Permanente — que será formado pelos chefes do IGP, Polícia Civil, Polícia e Corpo de Bombeiros, com cada representante assumindo a pasta por um ano. Apenas o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, já foi anunciado pelo governador eleito.
Continua depois da publicidade
A "supersecretaria" da Casa Civil também teve seus cargos preenchidos após outro anúncio feito na quinta-feira. Douglas Borba será o secretário e terá responsabilidade também pelos trabalhos de João Carlos Neves Junior na Casa Militar, Ricardo Dias na Secretaria Executiva de Comunicação e Diego Goulart na Secretaria de Articulação Nacional.