Foi um fim de semana perfeito para o piloto Carlos Iaconelli, da equipe PropCar Racing, na 12ª etapa da Fórmula-Renault, no circuito urbano montado na Via Expressa Sul, em Florianópolis. Depois de conquistar na sexta, dia 20, sua primeira pole position na carreira, Iaconelli conseguiu fazer uma ótima corrida neste domingo, dia 21, ao liderar de ponta a ponta e vencer com quase 30s de vantagem sobre a paulista Bia Figueiredo (Cesário F-Renault), que chegou em segundo.
Continua depois da publicidade
A terceira posição ficou com o também paulista André Sousa (Full Time Sports).
– Foi uma corrida um pouco tumultuada, mas muito boa – disse Carlos Iaconelli.
O piloto faz sua primeira temporada na Fórmula-Renault e é uma das promessas do automobilismo brasileiro.
– O safety car entrou duas vezes na pista quando eu estava bem rápido, e isso embolou um pouco. Mesmo assim eu consegui segurar a posição e vencer. Dedico essa vitória para a minha equipe, que tem trabalhado muito para me dar um carro bom – disse o piloto de 17 anos.
Continua depois da publicidade
Dárcio dos Santos, chefe de equipe da PropCar Racing, elogiu o trabalho do piloto paulista que, segundo ele, vem numa constante evolução desde o início do ano.
– Desde sexta-feira as coisas já vinham muito bem. Falei pra ele acelerar mesmo, passar perto da guia, pra ganhar mais tempo. Ele está de parabéns, fez um excelente trabalho. O Iaco ainda é novo, tem muito que evoluir, e no ano que vem ele continua na nossa equipe – disse Dárcio, um dos mais experientes preparadores do automobilismo brasileiro.
Quem subiu ao pódio pela oitava vez na temporada, desta vez na segunda posição, foi a paulista Bia Figueiredo.
– Foi mesmo uma prova muito tumultuada, mas o carro estava muito bom. Preferi não arriscar muito, porque no ano passado já tinha batido e não queria que isso acontecesse de novo – contou Bia.
Continua depois da publicidade
Bia agora ocupa a quarta posição na tabela, com 164 pontos.
– Não escutei, mas pude sentir do carro a vibração do público feminino nas arquibancadas. Foi muito gostoso – afirmou a piloto da Cesário F-Renault.
O público compareceu em massa na Via Expressa Sul, no Saco dos Limões, em Florianópolis. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam as corridas da Fórmula-Renault e da Copa Clio, contra 13 mil do ano passado.
No total, foram arrecadados 4 toneladas de alimentos para a Fundação Nova Vida. O líder da temporada Daniel Serra (Bassani Racing) acabou abandonando a prova, depois que a suspensão do seu carro quebrou, por causa de duas batidas na traseira.
A primeira foi no começo da corrida, quando Marcello Thomaz (Full Time Sports), ainda de pneu frio, passou do ponto de freada e não conseguiu evitar a colisão. A segunda ocorreu com Alexandre Foizer (Cesário F-Renault), que acertou Serrinha ainda na reta.
Continua depois da publicidade
– Meu carro já não vinha bem, e o Foizer acabou me acertando e acabou de vez com a minha corrida – disse Serrinha.
Já Alexandre Foizer disse que “o Serra freou na reta e acabei batendo nele”. Serra, por sua vez, não concorda com a explicação.
– É ridícula essa afirmação. Minha telemetria está disponível para todo mundo ver que eu estava acelerando na hora que ele me bateu – contou o ainda líder da temporada, com 214 pontos contra 207 de Alexandre Foizer, o vice-líder, que recebeu uma punição de 20s por causa do acidente e terminou em sexto lugar.
O A próxima rodada da F-Renault está programada para dezembro, entre os dias 9 e 11, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, Zona Sul de São Paulo. Na rodada, serão definidos os campeões das duas categorias, com a realização da 13ª e 14ª etapas.
Continua depois da publicidade