Sonja Henie, segundo o site Wikipédia, nasceu em Oslo (Noruega) em 8 de abril de 1912 – no avião, entre Paris e Oslo – e faleceu em 12 de outubro de 1969. Patinadora artística e atriz cinematográfica, venceu dez campeonatos mundiais (de 1927 a 1936) e triunfou nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1928, 1932 e 1936. Profissionalizou-se em 1936 e tornou-se atriz de cinema.

Continua depois da publicidade

Como admirador (já disse que sou precoce!), lembrei-me dela assistindo ao maravilhoso espetáculo de patinação sobre rodas no ginásio do Sesc, na noite de 27 de novembro quando duas das nossas netas se apresentaram como aplicadas alunas da Escola Equilibri: Stela Schiochet Virmond Vieira (12 anos, personagem Malvada) e Alice Maffezzolli Piazera (cinco anos, Dálmata), além da mãe desta, Caro Maffezzolli Piazera (Malvada), num show que me trouxe de volta aquela patinadora, depois atriz de cinema. E, mais que isto, trabalhando com o Red Skelton, um comediante estadunidense de rádio, cinema e TV. Começou a carreira na adolescência como palhaço de circo e depois atuando em vaudeville, na Broadway, em filmes, rádio, TV e night clubs. Segundo o mesmo site, ele nasceu em 18 de julho de 1913, em Indiana (EUA), e faleceu em 17 de setembro de 1997, na Califórnia (EUA).

Confira notícias de Joinville e região.

A instituição (da família Guimarães Pereira), que apresentou suas alunas deste ano, é a escola de patinação mais antiga e reconhecida de Joinville, existe há mais de dez anos e mantém uma equipe de competição com medalhistas e destaques nacionais e internacionais. Anteriormente, funcionava em um espaço com 400 m², mas hoje, com a sede na Arena Opa Bier, conta com um único e exclusivo espaço para a prática da patinação, com o maior espaço para a modalidade no Sul do País.

É um esporte que exige de seus praticantes um cuidadoso balanço entre a força, a precisão e a arte. O alcance desta modalidade pode ser notado pela diversidade de seus praticantes. Os patinadores encontram diversos tipos de apresentações para inspirar seus objetivos pessoais, desde os iniciantes até os mais avançados. A escola tematizou as seculares histórias infantojuvenis e modernas (Dálmatas, Tom e Jerry, Cinderela, Branca de Neve, Frozen…) com fantasias correspondentes. Neste maravilhoso espetáculo, só faltou um Red Skelton.

Continua depois da publicidade