Das nossas maiores diversões, naquele quintal que era a Ilha de Santa Catarina, com a capital Florianópolis, era o circo. Vinha, armava-se no largo Treze de Maio; mais tarde, no Campo do Manejo, ex-quartel do 14º BC, que Getúlio, ditador, mandara cercar com a promessa de fazer uma praça de esportes para nós. Na biblioteca pública havia um álbum com as nossas fotos ao lado do Baixinho. Às vezes, era muito mambembe, como o Circo Teatro do Guarani, que tinha de catar figurantes extras em Florianópolis. E que davam matéria para outras histórias curtas. Como a da peça “Vida Paixão e Morte de Jesus Cristo”, em três atos e 15 quadros, que foi interrompida por um dos atores catados na cidade, o Osni da Bernarda. Era um mulato parrudo que vivia dos carretos de compra no mercado público e nunca andava com os pés calçados.

Continua depois da publicidade

De todos, o mais completo era o Sarrazani. E foi nele que vi a trapezista desta história curta. O dono do circo chegou ao picadeiro e por meio de um enorme gramofone anunciou:

Respetable público, pido el más absoluto silencio. La señorita Isidore vá arriscarse e a su propia vida em um periculosíssimo salto mortal sin rede. Atención! Silencio!

A charanga tocou a valsa “Sobre as Ondas”; apagaram-se as luzes; um spot voltou o seu foco para o alto, focalizando-a, e vimos Isadore tentando alcançar o trapézio. Quando o alcançou, lançou-se ao espaço, deu uma volta completa por sobre as arquibancadas e geral, retornando ao mesmo lugar da plataforma de onde voara. Embaixo os “mata-cachorros” recolhiam a rede estendida, deixando o redondel vazio. Os tambores rufaram, fez-se o mais absoluto silêncio. Enquanto o trapézio ia e vinha, o público aumentava o seu “suspense”.

Confira notícias de Joinville e região.

Continua depois da publicidade

De repente, não se ouviu mais nada e ela saltou pelo espaço vazio em busca do trapézio. E não o alcançou. Ouviu-se um enorme “oh!” da parte do público, já automaticamente de pé! E ela, em direção ao solo, onde nenhuma rede a esperava para aparar e evitar o choque mortal. Quando estava a tocar com a cabeça o duro chão de terra, coberto por rala camada de serragem, foi alçada de volta ao espaço pela fina corda elástica que amarrava os seus tornozelos.