Em uma das últimas viagens que fizemos à Europa, resolvemos fazê-la sozinhos, sem a boa companhia de casal amigo, como anteriormente. E, também, escolhemos como roteiro apenas os Países Bai-xos, Holanda e Bélgica, esta, considerada o patinho feio do turismo europeu, pela profusão de locais lindos e históricos, como Louvain e Waterloo; ou ricos, como Antuérpia; ou pitorescos, como Brugges.

Continua depois da publicidade

Fomos diretamente a Amsterdã, a cosmopolita, em cujos arredores demos passeios inesquecíveis, a começar por Volendam, à beira-mar, mas agropecuária. Partimos por mar, via Marken – atravessando imenso dique de água salgada com volume da Babitonga -, para chegar à secular fazenda, hoje, uma cidadezinha encantadora com um notável museu de costumes e pessoas em tamanho natural.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Fomos apreciar e aprender como se faz o excelente queijo holandês, há 500 anos, pelo mesmo processo. Em um imenso galpão, uma moça holandesa de rara beleza e ta-manho, vestindo trajes típicos e calçando tamancos, explicou que iria iniciar o trabalho, esclarecendo os porquês de todos os seus gestos. Em dúvida, perguntar.

Apanhou um banquinho, um balde de madeira, sentou-se e começou a ordenhar a vaca para encher o baldinho com leite fresco. Em seguida, deu o tratamento ao leite para o transformar em uma massa, que seria, após curada, o queijo. E acrescentou que aquela massa poderia ser recheada com especiarias: pimenta de todas as espécies; azeitona; coentro; raiz forte (crem); nóz-moscada, etc. Poderíamos experimentar em uma boutique existente à saída do galpão. Fomos até lá e Marcia pediu 12 queijos com as mais diferentes especiarias.

Continua depois da publicidade

– Para quem tudo isto? – perguntei.

– Para os nossos dois genrinhos.

– E quem vai carregar?

– Nós, mais tu do que eu, naturalmente.

– Pensa bem, mal estamos começando a viagem. Ainda temos muito a percorrer e com todos estes queijos não vai ser moleza.

Saboreamos as iguarias com capitosos vinhos. Veio a pergunta da sogra :

– Que preferes: levarmos os queijinhos ou os genrinhos devolverem as filhas?

Terminada a aula, fomos a tal butique e Marcia pediu seis queijos com diferentes temperos. Para cada genrinho.