Foi aprovada nesta segunda-feira (1º) a canonização de Carlo Acutis pelo papa Francisco e pelos cardeais residentes em Roma. Além dele, que é considerado o “primeiro santo millennial”, outros 14 nomes receberam aprovação. As informações são de O Globo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O Consistório Público Ordinário, realizado nesta segunda, é considerado apenas uma formalidade, já que os milagres de Carlo Acutis já foram reconhecidos em maio deste ano. A previsão é que a canonização ocorra no próximo ano, segundo a emissora americana CBS.

De acordo com a Santa Sé, o papa Francisco autorizou que o departamento responsável pelas beatificações e canonizações, chamado de Dicastério para as Causas dos Santos, promulgasse “o milagre atribuído ao Beato Carlo Acutis”.

Ele ficou conhecido como “Influencer de Deus”, gostava de internet e tinha habilidade com computadores. Acutis criou sites religiosos e uma exposição que documentava milagres eucarísticos, além de ser conhecido pela fé “precoce e intensa”.

Continua depois da publicidade

Em 2006, Carlo Acutis morreu vítima de leucemia, e em 2020 foi beatificado após ter a cura de uma criança do Mato Grosso do Sul reconhecida como seu primeiro milagre. A mãe do jovem beato, Antonia Salzano, afirmou que a notícia da aprovação da canonização foi recebida com “grande alegria”.

— O Senhor respondeu ao desejo de tantas pessoas que rezaram por sua canonização — disse ela à Rádio Vaticano.

Quem foi Carlo Acutis

Nascido em Londres em 3 de maio de 1991, Carlo Acutis é filho de pais italianos e viveu boa parte da vida em Milão, na Itália, com a família, que não era religiosa. Foi uma babá polonesa que ensinou a fé católica ao beato.

Ele morreu de leucemia fulminante aos 15 anos de idade, no dia 12 de outubro de 2006, na cidade de Monza, próximo a Milão. O corpo dele foi levado para a cidade de Assis, também na Itália, onde está exposto em um santuário.

Continua depois da publicidade

Entenda qual é o passo a passo para tornar-se santo

Um conselho de Acutis à nova geração ficou marcado e foi citado pelo papa Francisco em 2019 em um texto dirigido aos jovens, em que ele alertava para os interesses da internet e os perigos das notícias falsas.

— Todos os homens nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias. Não deixem que isso aconteça com vocês — declarou o jovem.

Em outubro de 2020, o primeiro milagre atribuído ao adolescente foi reconhecido pelo Vaticano. Um menino brasileiro teria se curado de problemas digestivos e de uma anomalia rara no pâncreas, no Mato Grosso do Sul. A família alega que rezou para o adolescente, o que é reconhecido como milagre pela Igreja Católica.

Este não é o único vínculo de Carlo Acutis com o país. Ele também morreu no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada padroeira do Brasil.

Continua depois da publicidade

O segundo milagre do jovem ocorreu na Costa Rica, segundo a CNN. Uma menina teria sofrido traumatismo craniano depois de cair de bicicleta em Florença, na Itália, onde estudava. A mãe da menina teria rezado para que a filha se recuperasse no túmulo de Acutis, e a suposta cura é considerada o mais recente milagre do adolescente, que o levou ao processo de canonização.

Agora, uma assembleia de cardeais, chamado de consistório, irá definir a data da canonização de Carlo Acutis. A figura e história do jovem tem papel importante na Igreja Católica, que busca se aproximar das gerações mais jovens.

— [Carlo Acutis] não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual! — afirmou o Pontífice durante o Angelus dominical, segundo o Vatican News.

O “padroeiro da internet”, Carlo Acutis

Continua depois da publicidade


Leia também

Quem era o beato millennial que teve o segundo milagre reconhecido pelo Papa Francisco

Novena e orações para Carlo Acutis, jovem que pode virar santo