Coroa de Sonho é o título de um livro do poeta gaúcho Alceu Wamosy, um dos grandes nomes do simbolismo brasileiro: contendo os últimos poemas escritos pelo autor, a obra reflete os sentimentos do fim da vida de Wamosy, no período da Revolução de 1923 (movimento armado ocorrido no Rio Grande do Sul entre os chamados Ximangos e Maragatos). Os poemas inspiraram outra obra de mesmo nome; esta, musical: Coroa de Sonho foi moldada ao longo de mais de 30 anos pelo compositor gaúcho Frederico Richter.
Continua depois da publicidade
É a criação de Richter que a soprano Carla Domingues, conhecida em Florianópolis principalmente em função de suas apresentações com a Camerata Florianópolis, decidiu pesquisar em seu doutorado em Música, que ela atualmente cursa pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).
– A Magali Richter, que foi minha professora de Canto no Bacharelado que fiz na UFPel, é nora do Frederico, então foi por intermédio dela que eu conheci a obra dele, com a qual imediatamente me identifiquei – conta a artista. – No meu mestrado eu já trabalhei algumas canções dele, e agora no doutorado optei por seguir com a pesquisa sobre o ciclo. Dentro desse ciclo está inclusive a primeira canção composta por Richter, Duas Almas.
> Documentário sobre Billie Holiday tem trabalho de colorista brasileira
A ideia original era fazer a apresentação do ciclo ao vivo no ano passado, mas, em função da pandemia de coronavírus, o plano precisou ser adaptado.
Continua depois da publicidade
– Tive a ideia de fazer um vídeo colaborativo, que tem sido uma fonte interessante de novas perspectivas a respeito da obra, no contexto de distanciamento social que a arte vive hoje, e da utilização da tecnologia para novos meios de comunicação também da arte – explica Carla. – Temos visto os artistas buscarem novas maneiras de continuar sua comunicação com o público, através não só de vídeos colaborativos, mas de lives e produção musical caseira. Eu quis seguir meu trabalho da tese nesse contexto também.
O vídeo foi produzido em parceria com o pianista Cláudio Thompson, de Vitória (ES); e estreia no próximo sábado (6), às 20h, no canal de Carla no YouTube: a data marca o aniversário de 89 anos de Frederico Richter. O vídeo conta com a participação de 13 cantores de diversas partes do Brasil.
> What’s Going On, clássico de Marvin Gaye, ganha edição comemorativa de 50 anos
– O meu doutorado está em andamento: estou me aproximando da metade do curso, que tem duração de quatro anos – diz Carla. – É um árduo trabalho de levantamento bibliográfico, análise de partituras sob diversos aspectos, entrevistas, e, no meu caso, produção musical. Espero que em breve eu possa fazer a estreia do ciclo de forma presencial e então discutir as duas abordagens na tese.
A pesquisa de Carla é orientada pelo professor Guilherme Barros. Fora do meio erudito, a cantora atua também com as bandas No One Spoke e M26. Veja abaixo o vídeo da intepretação de Última Página, outra obra de Frederico Richter:
Continua depois da publicidade