Os havaianos comandaram o espetáculo em mais um dia de direitas enormes na Praia de Haleiwa, mas um trio carioca já colocou o Brasil nas oitavas-de-final da primeira etapa da Tríplice Coroa Havaiana. Leonardo Neves e Raoni Monteiro passaram juntos na primeira dobradinha verde-amarela no Op Pro Hawaii e Yuri Sodré surfou no mesmo nível do tricampeão mundial Andy Irons na bateria que fechou a quinta no North Shore da ilha de Oahu.
Continua depois da publicidade
Já os havaianos fizeram as honras da casa com as melhores apresentações nas séries pesadas de três a quatro metros (9 a 12 pés) de altura, que entravam sem parar no Alli Beach Park de Haleiwa. O atual campeão desta etapa e também da Vans Triple Crown of Surfing, Sunny Garcia, pegou dois tubos numa mesma onda para arrancar a primeira nota 10 do campeonato e Joel Centeio quebrou o outro recorde ao somar 18,23 pontos no penúltimo confronto do segundo dia de disputas masculinas no Havaí.
A expectativa é de que na sexta seja iniciada a penúltima etapa do World Championship Tour (WCT) Feminino, com Tita Tavares e Jacqueline Silva escaladas logo nas duas primeiras baterias. Mais três brasileiros também não estrearam em Haleiwa, inclusive o número 1 no ranking do WQS, Adriano de Souza, o Mineirinho.