Os surfistas cariocas comandaram a boa participação brasileira na batalha final das triagens do Rip Curl Pro, etapa francesa do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso do circuito mundial de surfe profissional.

Continua depois da publicidade

Nas boas ondas de 1m50cm de altura em Hossegor, Yuri Sodré registrou a maior pontuação da quinta-feira ao somar 17,34 pontos de 20 possíveis, enquanto Marcelo Trekinho recebeu a maior nota (9,43) do dia também em sua estréia no evento que fecha a perna européia do WQS.

Além deles, outro destaque entre os nove brasileiros que avançaram para enfrentar os cabeças-de-chave foi o também carioca Leandro Bastos, que passou mais duas baterias e na última abriu a disputa com uma nota 9,17 para garantir o seu já melhor resultado internacional.

Porém, o Brasil sofreu cinco baixas na quinta-feira e uma delas foi a do atual campeão mundial do WQS e líder do ranking 2004, Neco Padaratz (SC), que acabou desclassificado no último minuto no segundo confronto do dia, ainda pela penúltima fase das triagens.

Nesta sexta-feira, estréiam seus sete companheiros na elite do WCT, além de outros dois ex-integrantes da divisão principal do circuito mundial. Com isso, dezoito brasileiros continuam na disputa do título do Rip Curl Pro, que vale um prêmio de US$ 15 mil e 2,5 mil pontos no WQS 2004.

Continua depois da publicidade