Os surfistas cariocas comemoraram nesta sexta, dia 5, o título brasileiro de surfe universitário na categoria tag team (revezamento) entre estados. Eles conquistaram a vitória na grande final do Lui Lui Surf Festival, o Brasileiro de Surf Universitário, que está sendo disputado até domingo na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

Continua depois da publicidade

No tag team entre universidades, a Unimes, com sede em Santos (SP), foi a campeã.

O dia de disputas foi aberto com as baterias individuais femininas. Os homens não entraram na água nesta sexta.

Na disputa entre times estaduais, os cariocas venceram com tranqüilidade, terminando com mais de 10 pontos de vantagem sobre os paranaenses – 36,60 a 22,65. Os baianos ficaram em terceiro lugar, com 18,05 e os donos da casa amargaram a quarta colocação, com 16,35.

Já na disputa entre universidades, novidade deste ano, a Unimes montou uma boa estratégia e levou a melhor, ganhando o título de a universidade mais surfe do Brasil. Seus três primeiros competidores surfaram com rapidez, deixando metade do tempo limite para que o coringa do time (surfista que dobra a nota da onda que achar a melhor), Missilvano Alves, tivesse tranqüilidade para poder escolher bem as suas duas ondas.

Continua depois da publicidade

Sem as disputas individuais masculinas, onde o campeão ganhará um automóvel Renault e uma passagem aérea para Paris, na França, as atenções ficaram voltadas, mais uma vez, para as eliminatórias da categoria feminina. As meninas foram as primeiras a entrar na água e os resultados de quinta foram praticamente mantidos.

A paulista Flávia Soares (Ed. Física/ Unimonte) repetiu o melhor desempenho e aparece como a grande favorita ao título nacional, que vale uma passagem aérea para a capital francesa.

Suas próximas adversárias serão Jahia Bettero (Ed. Física/ Módulo) – sua grande rival no circuito paulista – Patrícia Oliveira (Turismo/ UBC) e a gaúcha Sabrina Munhoz (Ed. Física/ PUC), atual vice-campeã brasileira amadora.

A catarinense Larissa Barbieri (Administração/ Univali) terminou em segundo lugar, seguida de sua conterrânea, Duty Rost (Direito/ Univali). As duas atletas de Santa Catarina disputarão juntas a semifinal no domingo, enfrentando a paulista Samira Amaral (Publicidade/ Unimonte) e a paranaense Priscila Barcik (Fisioterapia/ Dom Bosco).

Continua depois da publicidade