O bicampeão brasileiro Leonardo Neves (RJ) quebrou o recorde de pontos do Onbongo Pro Surfing 2003 nesta sexta, dia 7, ao receber notas 8 e 9,50 nas boas ondas de 1m de altura na Praia Mole, em Florianópolis. Com os 17,50 pontos conquistados na sétima bateria da última rodada das triagens, Léo garantiu vaga no quarto dia de competição, neste sábado, quando entram na água os cabeças-de-chave da 36ª etapa do World Qualifying Series (WQS) 2003 – a divisão de acesso do circuito mundial de surfe profissional.

Continua depois da publicidade

– Finalmente consegui passar para a fase do dinheiro. Em várias etapas neste ano eu vinha passando as baterias e quando chegava nessa rodada eu dançava – disse Leonardo Neves.

Neste sábado, com o ínício da sexta fase, começam a ser distribuídos os prêmios em dinheiro. Entre os cabeças-de-chave do Onbongo Pro Surfing 2003 que estréiam neste sábado estão os líderes do WQS Neco Padaratz (SC) e Trent Munro (AUS).

A etapa de Florianópolis é decisiva na briga pelas últimas vagas na lista dos 15 surfistas que o WQS classifica para o WCT. O Onbongo Pro Surfing 2003 é o último evento de nível máximo seis estrelas (oferece US$ 125 mil em prêmios e 2,5 mil pontos) antes da etapa final do WQS em Haleiwa Beach, no Havaí.

A sexta-feira, última dia das triagens, foi inaugurada num confronto internacional, com o australiano Kirk Flintoff e o havaiano Bruce Irons ganhando as duas primeiras vagas para enfrentar os cabeças-de-chave catarinenses Flávio Padaratz e Ricardo Ortiz.

Continua depois da publicidade

Na segunda bateria, o paulista Vitor Faria foi o primeiro brasileiro a avançar, mas na seqüência outro grande destaque das triagens, o catarinense Luli Pereira, acabou barrado pelo americano Dean Randazzo e o australiano Samba Mann (cujo pai é fã de música brasileira).

Três baterias depois veio a melhor apresentação do Onbongo Pro Surfing 2003, com o recém-coroado bicampeão brasileiro do Super Surf Leonardo Neves. Ele tirou uma nota 8 em sua primeira onda e na última arrancou uma nota 9,5 para registrar o novo recorde de 17,50 pontos.

– Meu objetivo é buscar uma vitória aqui neste evento, para depois ir para o Havaí para tentar minha vaga no WCT lá na última etapa – afirmou Leonardo Neves.