Pode até ser de coração, mas quando o torcedor Maurício Fernando Paixão canta que é do Sul para apoiar o Criciúma nas arquibancadas do Majestoso, ele não está exatamente dizendo a verdade. Ao contrário do que tende a maioria, apesar de ter nascido e crescido no Rio de Janeiro, a paixão do carioca é pelo tricolor do Sul de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A história do carioca, que viajou 26 horas de ônibus para ver o Criciúma jogar em casa pela primeira vez, conquistou a imprensa e os torcedores locais. Ele assistiu ao jogo contra o Vitória, no sábado, no Estádio Heriberto Hülse pela primeira vez, apesar de torcer pelo Tigre desde 1984.
– Foi o primeiro jogo que eu vi aqui. Já vi vários jogos no Rio, eu sempre vou. Fico quietinho lá, na minha. Sempre acompanhei lá no Rio os jogos pela televisão e foi uma emoção muito grande estar aqui. Teve uma hora que eu fechei os olhos, não aguentei, quando o Vitória começou a pressionar no segundo tempo. Comecei até a rezar. Foi emocionante – conta.
A paixão pelo Criciúma não tem explicação. Os pais de Maurício são vascaínos doentes e o tio, que torcia pelo Grêmio, foi quem lhe apresentou as cores do Tigre. Foi aí que o carioca descobriu seu verdadeiro amor.
Continua depois da publicidade
– Foi pela cor. Aí começou o amor, que foi ficando, aumentando. Nunca tive simpatia por nenhum time do Rio. Eu passei a gostar mesmo do Criciúma e foi aumentando minha paixão. Desde pequeno eu guardo as reportagens do Diário Catarinense, que era o único jornal que chegava lá no Rio. Tenho até hoje guardado. Está até amarelinho já, tudo guardado em uma pastinha. Ando com a bandeirinha no carro, com a flâmula, com o cachecol escrito “Eu acredito” – revela ele.
Além de acompanhar o treino e conhecer o gramado do Majestoso, ontem foi dia de mais emoção: conhecer pessoalmente o técnico Argel Fucks, por quem o torcedor nutre grande admiração.
– Eu sempre admirei o Argel. É um cara que vibra pelo clube, que sente o clima da torcida. Ele é fora de série! Realizei um sonho de conhecê-lo.
Continua depois da publicidade
Para domingo, às 17h, contra o São Paulo, a certeza é uma só:
– Eu acredito! O Criciúma vai ganhar do São Paulo no domingo. Vai dar 1 a 0, com gol do João Vitor. E vai ganhar do Botafogo no Rio também. E eu vou lá ver!