Um total de 500 mil maços de cigarro _ ou 10 milhões de unidades _ foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Km 26 da BR-101 em Joinville. A interceptação da carga foi feita por volta das 15h40min de sábado. A mercadoria contrabandeada do Paraguai estava no interior de uma carreta Scania, com placas de Itapema, ambas trocadas, porém sem registro de roubo.
Continua depois da publicidade
Conforme a Polícia Federal (PF) de Joinville, que foi acionada para dar apoio a ação, agentes da PRF já suspeitavam que a carga era ilegal e, ao tentar parar a carreta, o motorista fugiu. De acordo com detalhes repassados pela PRF, o condutor, um homem de 44 anos, abandonou a carreta cerca de um quilômetro depois do posto rodoviário e correu em direção a uma vegetação. O homem foi localizado pela Polícia Militar logo após a fuga e encaminhado para a PF.
Em abril deste ano, o contrabandista, que não teve o nome divulgado, foi detido pelo mesmo motivo. Segundo a PF, o motorista estaria armado e, durante a troca de tiros, teria sido baleado. A informação não foi confirmada pela PRF. O helicóptero Águia também auxiliou no atendimento da ocorrência.
A carga, avaliada em pelo menos R$ 1,5 milhão, foi encaminhada para a Receita Federal de Florianópolis. Segundo a PRF, essa é a maior apreensão de cigarros do ano no Estado. No total, já foram apreendidos 2,3 milhões de maços.
Continua depois da publicidade