Uma remessa com 109 mil medicamentos que fazem parte do chamado ‘kit intubação’ vai ser distribuída para 54 hospitais e secretarias municipais de saúde em Santa Catarina nesta sexta-feira (23).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O desabastecimento dos sedativos necessários na intubação de pacientes em estado grave com Covid-19 tem sido um dos problemas no sistema de saúde, com estoques baixos e às vezes até zerados em alguns hospitais.

A distribuição é feita com base no estoque e na necessidade de cada unidade de saúde. Nos últimos meses, os pedidos de urgência por sedativos têm ocorrido com frequência no Estado, que também encontra dificuldades para negociar com fornecedores dos medicamentos.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda não divulgou a quantia exata de medicamentos que cada unidade de saúde vai receber, mas constam na lista do envio hospitais de todas as regionais: Araranguá, Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Tubarão, Mafra, Rio do Sul, São Miguel Do Oeste, Videira e Xanxerê.

Continua depois da publicidade

A remessa desta sexta veio do Ministério da Saúde, que distribuiu aos estados uma doação de 1,1 milhão de itens do kit intubação doados pela empresa Vale. A carga chegou em Santa Catarina no último sábado (17).

Em nível nacional, o ministério informou que também deve enviar mais 80 mil remédios doados pelo governo da Espanha. Os repasses federais serão divididos até a primeira semana de maio e, nos próximos dias, o ministério pretende lançar um pregão internacional para a compra de insumos.

O último repasse de medicamentos do kit intubação em SC havia sido feito entre o dia 1º de abril e o dia 7, com a distribuição de 79 mil remédios.

Leia também

Venda de remédios do ‘kit covid’ nas farmácias de SC é a terceira maior do Brasil

Continua depois da publicidade

O que se sabe sobre as sequelas da Covid?

Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina